4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Análise da 5ª jornada.

Jornada sem grandes surpresas, onde há a destacar a mudança de líder. A tabela classificativa começa a ter contornos mais definidos, e já dá para perceber os objectivos de cada equipa. Trata-se de um campeonato com apenas trinta jogos ,e cinco já lá foram, pelo que é necessário "arrepiar caminho".
.
O nosso Boavista obteve uma importante vitória chegando-se desta forma ao "pelotão da frente", ascendendo ao 5º lugar da classificação. A vitória sobre o Gondomar obtida com grande "querer", demonstra uma equipa ambiciosa. O Gondomar foi um digno adversário e dificultou bastante a tarefa do Boavista. Acredito que esta equipa da "capital do ouro", tem condições para lutar pelos lugares cimeiros e quem sabe pela subida.
.
O Lourosa voltou às vitórias e garantiu três importantes pontos. De frisar que esta equipa do Lourosa, apenas perdeu jogos com equipas candidatas ao titulo nesta prova, porque quando joga com equipas do "seu campeonato" tem levado a melhor. O Padroense averbou a segunda derrota consecutiva, no entanto em termos de tabela classificativa, mantém-se acima da "linha de água". Os próximos dois jogos consecutivos em casa, podem ser importantes para a equipa Matosinhense.
.
O Moreirense é o novo líder da prova, com esta vitória no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, ultrapassou na tabela o Ribeirão que empatou nesta jornada. Apesar da derrota no primeiro jogo, os "cónegos" têm vindo a fazer um excelente campeonato, sendo até ao momento um dos melhores ataques (9 golos marcados), e uma das melhores defesas (2 golos sofridos). Pela frente encontrou o Merelinense, que já provou não ser "pêra doce" e a derrota tangencial com o Moreirense demonstra isso. De referir também que esta foi a primeira derrota da equipa de Merelim, pelo que os próximos jogos do Merelinense dirão se este bom início de campeonato é para continuar.
.
O Paredes voltou a perder e desta forma, desce na classificação. A equipa de Paredes tem vindo a defraudar as expectativas criadas, no entanto, é sempre uma equipa que pode "renascer" perante qualquer adversário. O Tirsense obteve uma moralizadora vitória "fora de portas", o que pode ser um bom prenúncio para a próxima jornada, pois recebe o líder do campeonato.
.
A jovem equipa do Valdevez, vacilou nesta jornada e foi goleada perante os seus adeptos. Adivinha-se um campeonato complicado para a equipa dos "Arcos", no entanto, é importante referir, que um jogo não são jogos, e à excepção desta jornada, o Valdevez quando perdeu foi sempre pela margem mínima. O Vizela (a par do Ribeirão) é uma das equipas que ainda não foi derrotada no campeonato, e neste Domingo passou com distinção a "prova de Arcos de Valdevez". Mais um candidato à subida a "preparar terreno"...
.
Previa-se um jogo equilibrado e assim aconteceu. O empate traduz o valor da equipa de Lordelo, que "bateu o pé" ao então líder da competição. Fica assim esquecida a derrota da semana passada perante o Vizela e este empate com outro candidato, prova que em Lordelo mora uma equipa com qualidade. O Ribeirão perdeu a liderança, mas é importante referir que teve pela frente um teste com um alto grau de dificuldade. O Ribeirão ainda não conhece o sabor da derrota, e o futuro dirá se nesta jornada ganhou 1 ponto ou perdeu 2.
.
Tudo na mesma no fundo da tabela e pode dizer-se que o empate entre a AD Lousada e o Vieira, não interessou a nenhuma das equipas. Apesar de tudo a AD Lousada tem dado mostras de recuperação e por certo terá uma "palavra a dizer" ao longo do campeonato. O Vieira apesar de não ter conseguido o resultado ideal, obteve o seu primeiro ponto fora de casa. Apesar de tudo este ponto não trouxe uma subida na classificação.
.
Os "Tigres" de Espinho apesar de terem vacilado quando jogaram com adversários candidatos à subida, obtiveram ontem uma vitória que lhes permite figurar nos lugares cimeiros da tabela, ou seja, ascenderam ao 4º lugar. Pela frente tiveram um Vianense que continua a fazer resultados invulgares, onde é de destacar a grande quantidade de golos que acontecem nos seus jogos. Se por um lado os golos marcados traduzem um ataque eficaz, os sofridos indicam uma defesa permissiva. Tudo isto acontece quando o Vianense joga fora, porque quando joga em casa é uma equipa bem mais forte.