4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

terça-feira, 30 de julho de 2013

Análise do plantel do Boavista FC para 2013/2014

Numa época que podemos chamar de transição, o Boavista creio ter feito a aposta certa ao dar a oportunidade a jovens talentos formados na "cantera axadrezada", de mostrarem todo o seu valor e gradualmente se irem adaptando às exigências do futebol profissional. Aliado a isto o plantel manteve alguns elementos preponderantes na época transacta, como é o caso de Pedro Navas, Carraça, Claudio Lopes, e Pedro Costa, que juntamente com a experiencia de Fary e Frechaut dão outra consistência à equipa. E já agora porque não a continuidade de Paulo Campos, mas na sua posição original (avançado).

As contratações efectuadas denotam uma aposta em jovens promissores, dos quais destaco Afonso Figueiredo, um lateral esquerdo moderno, agressivo a defender e rápido a atacar, obtendo assim cruzamentos junto à linha, que garantidamente ajudarão o avançado Senegalês Théo Mendy a marcar golos e afirmar-se no Boavista.
Marco, experiente guarda-redes de 35 anos e com "tarimba" de 1ª Liga, dá consistência á baliza axadrezada, e ajudará os dois outros jovens guarda-redes do plantel a crescer enquanto atletas.

Em resumo, em vez de se "aventurar" com contratações já a pensar na 1ª Liga (com os custos salariais inerentes), o Boavista efectuou um planeamento realista e adaptado à divisão em que irá competir, seguindo assim uma política de contenção e coerência, respeitando também as limitações impostas pelo PER.

Em 2014/2015 se tudo correr dentro do previsto "a música será outra", e aí o Boavista terá que fazer o "up grade" necessário para que o plantel seja competitivo numa 1ª Liga, pelo que estes atletas que irão agora disputar o Campeonato Nacional de Seniores, terão que demonstrar durante o decorrer desta época o seu valor, e provar que têm condições de fazer parte do plantel do Boavista em 2014/2015.

Vamos em frente pela bandeira...