4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 15 de março de 2010

COMUNICADO DO CONSELHO DE ADMINITSTRAÇÃO DA BOAVISTA FC, FUTEBOL SAD

Antes de mais, o Conselho de Administração da Boavista FC, Futebol, SAD, não quer deixar de lamentar o sucedido após o jogo Lousada – Boavista. Incidentes como os verificados afastam o público do futebol, isto quando os clubes procuram cativar maior número de espectadores.

Do mesmo modo, queremos deixar claro que a comitiva do Boavista, assim como os seus adeptos, foram muito bem recebidos, em retribuição ao modo como a A. D. Lousada foi recebida no jogo da 1ª volta.

Sendo público o bom relacionamento entre responsáveis do Boavista e do Lousada, não podemos deixar de lamentar, contudo, a atitude assumida – cremos que no momento infeliz – pelo Presidente do clube que hoje foi nosso adversário, no jogo como segundo delegado, e consequentemente, com lugar no banco dos suplentes, que a cerca de 10 minutos do fim, entrou em campo dirigindo-se a um nosso atleta. Naturalmente, foi expulso, mas, para abandonar o relvado, necessitou de insistente atitude do árbitro, que, por 3 ou 4 vezes teve de lhe repetir a ordem de expulsão.

Gestos destes, não só não apaziguam como incendeiam o ambiente. Não surpreende, pois, que já com o jogo terminado, uma mulher tenha agredido, em pleno relvado, um nosso atleta.

Lamentamos também a passividade da GNR, incapaz de proteger os nossos adeptos e a nossa claque, que, mesmo provocados, tiveram um comportamento exemplar, até ao momento em que começaram a ser atingidos por pedras, vidros e outros objectos.

Acresce que perto do final do jogo, o portão do local onde se encontravam os nossos adeptos foi aberto, obrigando os boavisteiros a atitudes que foram, fundamentalmente, de defesa.

Fica claro que, incapaz de prever e de acautelar a segurança dos espectadores, a GNR teve de recorrer depois a métodos mais violentos, que tinham sido dispensáveis.

O Conselho de Administração da Boavista, SAD quer mostrar a sua solidariedade aos boavisteiros que tiveram de receber tratamento hospitalar, bem como ao treinador Vítor Paneira, que não procurou cuidar da sua imagem para defender dois nossos atletas que, em momentos sucessivos, foram vítimas de autênticas agressões ainda durante o encontro.

Finalmente, queremos sublinhar que não aceitamos que a nossa claque seja tornada bode expiatório do sucedido.

A atitude do presidente do Lousada, primeiro, e a passividade da GNR, depois, são as únicas responsáveis pelos lamentáveis incidentes.

O Conselho de Administração da Boavista FC, Futebol SAD