4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

quarta-feira, 31 de março de 2010

CARTA AO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

EXMO. SENHOR
DR. RUI PEREIRA,
DIGMO. MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
Praça do Comércio
1149-018 LISBOA


Porto, 25 de Março de 2010

Exmo. Senhor,

Antes de tudo o mais, queremos deixar claro a V. Exa. que o actual Conselho de Administração da Boavista F.C., Futebol, SAD tem o maior respeito pelas forças de segurança, o que pode ser comprovado através do diálogo profícuo que temos mantido com a P.S.P., a quem compete zelar pela ordem no nosso Estádio do Bessa Século XXI.

Ao mesmo tempo, há momentos de maior emotividade que aconselham prudência e bom senso, pelo que apenas hoje nos dirigimos a V. Exa., alguns dias depois do jogo que origina esta carta.

Como saberá , o jogo de futebol A.D. Lousada/Boavista SAD, do C.N. II Divisão, disputado no passado dia 14, foi marcado por vários incidentes, que envolveram a G.N.R. e adeptos dos dois clubes.

Do ponto de vista desportivo e disciplinar, o respectivo Conselho da Federação Portuguesa de Futebol tem capacidade e meios para exercer as suas competências, desde o comportamento de todos os que intervieram no espectáculo até ao dos adeptos. Não duvidamos, portanto, que a postura do senhor Presidente da Comissão Administrativa da A.D. Lousada – qual pirómano das emoções – será suficientemente realçada pela negativa e devidamente punida (como já foi) pela organizadora da competição.

Importa-nos, fundamentalmente, a actuação da Guarda Nacional Republicana e as consequências que o seu comportamento ditou.

À partida, surpreende-nos que a sete jornadas do final do citado campeonato, ainda não tenha sido entendido por quem de direito que a Boavista SAD movimenta um número invulgar de adeptos. Da nossa parte, desde o início da prova que sabíamos desta realidade.
A G.N.R. ignorou-o e daí que, em Lousada, tenha sido gritante a sua incapacidade em preparar o jogo. Preparar, no sentido de prever, enquadrar e proteger os adeptos da Boavista SAD, presentes em número que rondaria as 350/400 pessoas. Ora, desde o número de efectivos destacado (reduzido, embora também sintamos na pele os custos do policiamento dos jogos) até ao comportamento totalmente passivo de quem devia manter a ordem, apenas podemos elencar os seguintes exemplos:

1. Foi permitido que os que nos acompanharam ficassem num espaço que não devia albergar mais de 200 espectadores; (ver imagem 1 e imagem 2)

2. O portão que dava acesso a este espaço apareceu surpreendentemente aberto a cinco minutos do fim do jogo, sem que a saída dos nossos adeptos fosse controlada e defendida;

3. Incapacidade perante a atitude de adeptos da A.D. Lousada que, antes de o jogo acabar, vieram para a rua vizinha ao estádio, daí iniciando uma série lamentável de provocações (verbais e físicas) aos nossos apaniguados. São os próprios adeptos da A.D. Lousada que, ingenuamente, o confirmam, numa mistura de impunidade e bravata, conforme documento que anexamos.

Depois disto, incapaz de preparar e ainda menos de emendar os vários erros que cometeu, a força da G.N.R., presumimos que já reforçada, passou do oito ao oitenta, batendo a torto e a direito, não poupando mulheres, pessoas de idade e jovens que vão ao futebol sem qualquer intenção que não seja a de passarem uma parte da tarde de modo agradável. São várias as queixas apresentadas por feridos, incluindo um nosso enfermeiro, que integrava a comitiva oficial da SAD, bem como uma nossa Directora das Relações Públicas.

Chegados a este ponto, julgávamos que fosse quanto baste. Mas não! Num tão impensável quão inadmissível “Forum GNR”, vários elementos dão espaço à sua boçalidade, ameaçam e prometem que num futuro próximo nenhuma bastonada cairá no chão. Inacreditável esta forma cobarde de quem diz vestir uma farda, pelos vistos apenas para a manchar. Pode consultar esta ligação e também esta.

Como V. Exa. anotará, é insistentemente referido o jogo Moreirense-Boavista, marcado para Moreira de Cónegos, em 11 de Abril próximo. Temos a certeza de que não deixará de tomar as medidas necessárias para que tudo decorra com normalidade.

Pela nossa parte, continuamos convictamente a exortar os nossos adeptos a acompanharem-nos, porque estamos num País europeu, civilizado, em que a mais intolerável das claques não pode ser a “claque da GNR”.
Certos da atenção que V. Exa. dedicará a este assunto, ficamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento que pretenda e apresentamos os nossos cumprimentos.


O PRESIDENTE DO C.A.,

ÁLVARO BRAGA JÚNIOR


----------------------------------------------------------

DOCUMENTOS ANEXOS:

-- imagem 1 e 2



-- Extrato de uma declaração efectuada por adeptos do Lousada no site oficial do clube "Blog do Lousada":

"Caríssimos

Faltavam cerca de 5 minutos para acabar o jogo quando os ânimos se incendiaram dentro de campo, (nós um grupo de 20 lousadenses) saímos fora do estádio e colocamo-nos à porta do estádio do Lousada, passados uns segundos cerca de 30 elementos da claque do Boavista saíram pelo segundo portão e começaram a correr na nossa direcção.

Quando olho para trás, já só me resta um pequeno grupo de lousadenses que foi diminuindo e, sem termos a mínima hipótese, voltamos a entrar dentro do estádio e fechamos o portão. Os adeptos Boavisteiros começaram ao pontapé ao portão com o objectivo de o deitar a baixo, provocando o pânico..."

...

Por fim, em relação aos lousadenses, alguns demonstraram que são homens, outros demonstraram que só têm paleio e vaidade. Menos paleio e mais BAIRRISMO..."

-- Alguns (dos muitos) comentários "deste género" retirados do forúm oficial da GNR (Guarda Nacional Republicana)... Quem escreve são guardas no activo:

"Malha nesses c@brões, cambada de arruaceiros...quem não respeita a voz da autoridade só tem uma solução..."

"Mal estudado por parte de quem manda... Adeptos do boavista armam barulho em todos os estadios e neste não foi excepção, comandante do policiamento só tinha de pedir reforço do DI da area que penso ser do Porto... Eu já avisei aqui em braga no moreirense-boavista elas vão arder é preciso o PIR de Braga lá em força... e depois vamos ver que as mama nas bentas... A filosofia é não chamar muitos guardas porque há controle dos clubes com os comandantes para não terem de pagar muito... Azar há que proteger bem e dar uma imagem de força nestas situações e não é pro pessoal dos postos tar a mamar com claques organizadas isto é pros pir's( não querendo dizer que não tem competencia para isso mas sim não tem o devido fardamento e equipamento e depois claro levam com pedras...) 3/4 equipas pir no minimo eles nem arrebitam cabelo... Se os camaradas tivessem lá 2 ou 3 equipas pir primeiro eles não armavam assim confusão e depois era gente aos tombos por todo lado porque com capacete escudo e caneleiras não ha medo as pedras... Os camaradas com aquilo que tinham fizeram o que puderam e bem... As melhoras aos camaradas feridos... E espero que haja a respectiva f... ao comandante da zona pois so não sabe que eles armam confusão porque não quiseram saber...

PS: a claque do boavista leva sempre no minimo cem adeptos aos estadios vizinhos... "


" perdia a cabeça e desatava á bastonada, enquanto o bastão não se esfrangalhasse era dar neles. É de perder as estribeiras com gente desta... "