4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Análise da 15ª jornada

Chegou ao fim a 1ª volta da 2ª Divisão Zona Norte, e tal como acontece na Zona Sul onde domina a União da Madeira, na nossa Série o Moreirense é o líder destacado tendo terminado a 1ª metade do campeonato com 8 pontos de distância relativamente ao seu seguidor mais próximo o Gondomar... De destacar ainda o grande equilíbrio da competição no que diz respeito à luta pela manutenção, podendo até dizer-se que do 6º lugar para baixo estão todos na luta, pois as equipas seguem todas muito juntas em termos pontuais.

O Merelinense ao vencer o nosso Boavista deu sequência ao bom resultado da semana transacta, e permite à equipa de Merelim ocupar um honroso 8º lugar na classificação. Para nós Boavista com esta derrota voltamos a cair em zona de despromoção, no entanto, as indicações que a equipa deu em Merelim foram boas e apontam para um crescendo de forma e atitude. A competição vai a meio, e temos agora um formato de competição mais reduzido atendendo à desistência do Valdevez, no entanto, estão ainda 42 pontos em disputa pelo que só nos resta "arregaçar as mangas" e ir à luta... Os adeptos axadrezados merecem...

O Ribeirão "soma e segue" mas nos empates! A equipa famalicense obteve nesta jornada o 4º empate consecutivo totalizando 8 ao fim desta 1ª volta, sendo por certo algo que esta equipa deva melhorar para a 2ª volta. O Vieira conseguiu um "suado" empate no difícil terreno do Ribeirão, o que talvez motive a equipa minhota a voltar às vitórias já na próxima jornada frente ao Espinho.

No jogo da jornada o Vizela superiorizou-se ao Gondomar e brindou os adeptos vizelenses com 3 golos perante um adversário directo. Com esta vitória ganhou também o Moreirense pois não viu ser encurtada a distância relativamente ao seu mais próximo seguidor, o Gondomar.

O Tirsense terminou esta primeira volta com mais uma vitória e cola-se ao grupo de equipas que segue o Moreirense (Gondomar, Vizela e Tirsense)... Após a 5ª derrota consecutiva era inevitável ao Vianense cair em zona de despromoção. Tudo pode ainda acontecer, mas caso a equipa de Viana do Castelo não inverta esta "série negra" de resultados pode mesmo assumir já na próxima jornada a "lanterna vermelha"... Algo que também não ajuda, é o facto do próximo jogo do Vianense ser em Vizela...

O Padroense vacilou nesta jornada e permitiu ser goleado no seu reduto... Nas últimas 4 jornadas a equipa de Padrão da Légua perdeu por 3 vezes, e sempre que perdeu não conseguiu marcar golos, o que indica um decréscimo de forma dos comandados de Augusto Mata. No entanto os 2 próximos encontros são em casa o que pode ajudar ao regresso dos bons resultados. A AD Lousada com esta saborosa vitória começará a 2ª volta nos lugares acima da zona de despromoção, o que é uma saboroso prémio em virtude da excelente reacção que esta equipa tem vindo a ter.

O Lourosa ao vencer o Aliados de Lordelo ultrapassou esta equipa na classificação, o que pode ser provisório pois a equipa do Lourosa folga já na próxima jornada. Quanto ao Aliados de Lordelo que ainda está em prova na Taça de Portugal, tem também que olhar com mais cuidado para esta competição pois está muito próximo dos lugares da despromoção.

O Paredes continua em grande e com esta 4ª vitória consecutiva ocupa um 6º lugar impensável à poucas jornadas atrás. O Sp. Espinho "deixou-se" apanhar na classificação pelo Paredes e passa a pertencer ao pelotão que luta pela manutenção.