4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

domingo, 20 de dezembro de 2009

Boavista: 0 Moreirense: 0

O Boavista recebeu esta tarde o líder do campeonato, em jogo disputado no mais belo Estádio do Mundo, o Bessa Séc. XXI.
Jogo com vários atractivos, pois além de recebermos o 1º classificado, também se inaugurou o novo relvado sintético de última geração, e no comando da equipa estreou-se Vítor Paneira...

O nosso Boavista alinhou com o seguinte onze inicial: Avelino, Ribeiro, Jorge Silva, Jorge Rodrigues, André Pereira, Joca, Edu, Carlos Miguel, Pedrosa, Paulo Campos e Fonseca.

Antes do apito inicial foi prestada uma sentida homenagem ao jovem atleta do Boavista, Francisco Ribeiro (Chico), recentemente falecido com apenas 17 anos de idade, devido a uma paragem cardio-respiratória ocorrida após o treino de Andebol dos nossos Juvenis.

Assistiu-se esta tarde a um jogo com poucas oportunidades de golo, mas jogado de uma forma intensa e com grande qualidade táctica. A nossa equipa bateu-se muito bem perante um Moreirense muito personalizado, e sem dúvida a justificar a condição de "líder isolado", pois trata-se de uma equipa muito madura e disciplinada tacticamente.

Notou-se já algumas diferenças no nosso Boavista com a entrada de Vítor Paneira, nomeadamente ao nível da distribuição dos jogadores em campo, tendo o técnico boavisteiro apostado em Joca ao lado de Edu como médios defensivos, subindo Carlos Miguel (que costumava ser utilizado como médio defensivo) para médio ofensivo no centro do terreno.
.
Nas faixas Pedrosa à esquerda e Paulo Campos à direita, encarregavam-se de "fazer o corredor" de forma a fazer chegar a bola a Fonseca bem lá no centro da área. Destaque ainda para Edu, "playmaker" da nossa equipa, pois todo o jogo do Boavista passava por ele tendo executado essa função com distinção.
.
Há ainda a destacar uma maior "agressividade ofensiva" ao nível dos defesas laterais, pois foram vários os lances em que Ribeiro e André Pereira faziam incursões até perto da área adversária. Ribeiro esteve até no lance de ataque mais perigoso do Boavista, onde após excelente trabalho rematou fora da área para boa defesa do guarda-redes do Moreirense.
.
Jorge Silva e Jorge Rodrigues estiveram também muito "sólidos" no centro da defesa, e é também com grande satisfação que refiro uma exibição impecável de Avelino, que ainda na primeira parte do jogo salvou a nossa equipa de ser surpreendida pelo Moreirense, ao efectuar uma defesa com alto grau de dificuldade.
.
Há ainda a destacar um lance protagonizado por Pedrosa, que ao isolar-se em direcção à baliza é travado em falta pelo defesa do Moreirense, e o árbitro mostra o... amarelo! Ribeiro por uma falta a meio campo no jogo com o Lousada levou vermelho...
Na segunda parte o jogo esteve interrompido cerca de 15 minutos, pois a revolta que cresce em nós Boavisteiros, que Domingo após Domingo vemos a nossa equipa a ser espoliada, desrespeitada e prejudicada pelos árbitros, é muita e cada vez mais intensa, e foi hoje expressa de uma forma massiva por todos os adeptos presentes no nosso Estádio... Em resumo: "Basta"...

Com o reatar da partida, os jogadores do Moreirense estratégicamente defendiam o empate, e inteligentemente sempre que preciso, não se coibiam de cometer faltas longe da sua área de forma a cortar jogadas perigosas e conseguir assim recolocar a sua equipa na defesa. Uma dessas faltas a meio campo leva à expulsão de um jogador do Moreirense por acumulação de amarelos.
No fim o nulo prevaleceu, tendo o Moreirense provado que é sem dúvida uma forte equipa com legitimas aspirações ao título.
Para nós Boavista, este não é o resultado ideal pois em termos classificativos nada muda, mas a equipa deixou uma "marca positiva" neste encontro, o que abre boas perspectivas para os próximos desafios.
Segue-se agora uma paragem no campeonato que penso ser benéfica para o Boavista, pois dará tempo a Vítor Paneira para implementar os seus métodos.