4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Análise da 12ª Jornada

Jornada caracterizada por algumas surpresas, e em que o Gondomar foi a equipa que mais beneficiou com os resultados desta 12ª Jornada. O Valdevez não compareceu em Lordelo, e essa atitude pode ser significado do "início do fim" do Atlético...

O Boavista nesta jornada obteve um moralizador empate frente ao 1º classificado. Trata-se de apenas um ponto conquistado, mas que pode significar o "arranque" para lugares mais condizentes com o real valor desta equipa, isto se os árbitros e respectivamente a FPF o permitirem... O Moreirense qualquer que fosse o resultado no Bessa sabia de antemão que passaria o Natal em 1º, no entanto, a equipa de Moreira de Cónegos não facilitou e fez um jogo muito consistente, dando até a entender através de algumas demoras na reposição da bola em jogo, e de lentas substituições dos seus jogadores, que este empate foi um ponto ganho e não dois perdidos.

O Vizela perdeu uma excelente oportunidade de reduzir a margem de pontos que o separam do líder. Por certo este empate não estaria nos planos vizelenses, que defrontaram um Espinho que mantém o seu campeonato de altos e baixos, pois tanto é capaz de perder em casa com uma equipa do meio da tabela como sucedeu na jornada anterior, como tem capacidade de conquistar um ponto no terreno de um candidato à subida...

Em Ribeirão defrontaram-se duas equipas de qualidade e que estão neste momento a disputar os mesmo lugares da classificação. Em minha opinião este empate é mais favorável ao Tirsense, pois jogava fora e com este resultado manteve-se na 4ª posição. O Ribeirão apesar de não ter conseguido a vitória, mostrou estar no bom caminho, pois a equipa tem vindo a reagir a uma fase negativa de resultados vivida não à muito tempo.

O empate entre Vieira e Merelinense, é um resultado que não deixa nenhuma das equipas completamente satisfeita, no entanto, na luta pela manutenção "um ponto é sempre um ponto", e nesta jornada nenhuma destas equipas perdeu qualquer posição na tabela, o que não deixa de ser factor importante.

O Gondomar foi a equipa que mais beneficiou com o "leque de resultados" na 12ª jornada. A equipa gondomarense com esta vitória e com os empates dos seus directos adversários na luta pela subida, ascendeu ao 2º lugar e reduziu a distância perante o Moreirense para 5 pontos. Esta derrota para o Padroense não é de forma alguma significativa, pois a equipa mantém-se numa boa posição classificativa, e sabia de antemão que pontuar em Gondomar seria extremamente complicado. Na próxima jornada, já perante um adversário do seu campeonato (Vianense) pode voltar aos pontos.

O Vianense vacilou quando estava próximo de se juntar ao "pelotão da frente". A equipa de Viana do Castelo cujos objectivos passam apenas pela manutenção, continua a ter grande margem de erro, no entanto, é importante que não perca a consistência dos últimos resultados. O Lourosa com esta vitória foge dos "incómodos" quatro últimos lugares, e demonstra também que o empate na semana passada com o Gondomar (actual 2º classificado) não foi mero acaso.

Num jogo entre vizinhos, a AD Lousada quebrou uma série de bons resultados que lhe tinham possibilitado sair debaixo da "linha de água". Esta derrota com um adversário directo na luta pela manutenção veio em péssima altura, pois na próxima jornada a AD Lousada desloca-se a Moreira de Cónegos para enfrentar a equipa local. O Paredes conseguiu só nestas duas últimas jornadas 6 pontos, que significam metade do total de pontos obtidos em toda a prova até ao momento.

O Aliados não teve que "sujar as camisolas" para ganhar, pois o Valdevez "fez falta de comparência". Caso o Valdevez desista de competir, tornar-se-á não só um factor negativo para o próprio clube, mas também um factor que pode mexer na tabela classificativa atendendo aos pontos conquistados pelas equipas que já jogaram com os arcuenses, desvirtuando-se assim a competição.