4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Análise da 10ª Jornada

Jornada marcada pelo mau tempo que afectou toda a região Norte, e que "foi cenário" de todos os jogos efectuados neste Domingo. Garantidamente as equipas mais tecnicistas não puderam neste Domingo usar dos seus atributos, e tiraram proveito as equipas melhor apetrechadas fisicamente, tudo isto conjugado com o factor “sorte” que é sempre preponderante quando jogar futebol se torna complicado devido às condições climatéricas, e consequentemente do terreno de jogo.

O primeiro campeão do Século XXI, o Boavista, voltou a perder terreno fruto de um empate nesta jornada perante Atlético de Valdevez. Defrontaram-se duas equipas que estão a viver graves problemas financeiros, mas que exibem um grande potencial em campo. O Boavista nesta jornada teve manifestamente azar, pois dominou e criou inúmeras oportunidades de golo, no entanto, só contam as que entram… O Valdevez dignificou a sua camisola nesta visita à cidade do Porto. A equipa arcuense apesar de ter beneficiado das condições climatéricas que tornaram a prática do futebol impossível, foi abnegada nos seus intentos, sendo assim premiada com um saboroso ponto frente ao sempre grande Boavista.

Em Vieira do Minho mora uma equipa com grande personalidade quando joga perante o seu público. É já uma certeza que pontuar em Viera é extremamente difícil, pois os locais quando apoiados galvanizam-se, e fazem “a vida difícil” aos adversários. A equipa de Vieira tem vindo a subir na classificação e ocupa já um honroso 6º lugar, que é digno de registo para uma equipa que subiu de divisão na época transacta. O Lourosa vinha de um resultado positivo frente ao Ribeirão, mas esta semana perdeu… Apesar de tudo a equipa de Lourosa mantêm a 11ª posição na tabela, estando ainda assim acima dos lugares da despromoção.

No jogo “grande” da jornada, o nulo prevaleceu… O Gondomar é a equipa mais prejudicada com este resultado, pois mantêm a mesma distância em relação ao líder Moreirense, e foi inclusive ultrapassada na classificação pelo Vizela. Considero este um resultado positivo para o Moreirense, que apesar de quebrar a excelente série de oito jogos a vencer, garantiu um ponto nesta jornada perante um adversário directo, e ao mesmo tempo não deixou que esse adversário reduzisse a distância na classificação.

Em Viana do Castelo mora uma equipa que têm vindo a recuperar e a subir na classificação de uma forma soberba. Os comandados de Rogério Brito fruto da sua vitória nesta jornada, e aproveitando a derrota do Espinho, subiram ao 4º lugar da classificação. Penso que era algo que os responsáveis do Vianense não esperavam na pré-temporada. O Paredes por seu turno, que nas primeiras jornadas chegou a ocupar posições cimeiras, é agora a lanterna vermelha da prova. O ataque parece ser a grande carência desta equipa, pois leva apenas 7 golos marcados em 10 jornadas.

A AD Lousada conseguiu finalmente vencer perante o seu público. Já era de prever esta vitória atendendo ao crescendo de forma da equipa. Com este triunfo a equipa deixa o último lugar da classificação, e atendendo aos resultados noutros terrenos, está até muito perto de sair da zona de despromoção. A equipa do Aliados de Lordelo, que já andou em lugares bem mais “confortáveis” na classificação, com esta derrota desce na tabela. Se pensarmos que na próxima jornada o Aliados volta a jogar fora, e com um adversário valoroso como é o Sp. de Espinho, tudo se afigura complicado, no entanto, em futebol não existem resultados certos (Salvo raras excepções).

O Tirsense sobre o cair do pano conseguiu vencer o Sp Espinho, e desta forma atingiu o 6º lugar da classificação, que sem dúvida é uma excelente posição. Na próxima jornada o Tirsense volta a jogar em casa, mas perante um adversário de elevado grau de dificuldade, o Vizela. A ver vamos se a equipa de Santo Tirso consegue parar a “locomotiva” vizelense… O Sp. Espinho com esta derrota em Santo Tirso perde o 4º lugar para o Vianense, no entanto, mantém-se bem classificado no campeonato, e tem na próxima jornada a oportunidade perante o seu público de voltar às vitórias.

Para o Vizela esta jornada foi sem dúvida proveitosa, pois fruto de um empate entre as duas equipas que seguiam à sua frente na classificação, e ao vencer o Merelinense, subiu ao 2º lugar, e espreita agora uma “escorregadela “ do Moreirense para reduzir a distância pontual que separa estas duas equipas. O Merelinense é a equipa com mais empates no campeonato e isso não a beneficia, pois com a derrota de ontem caiu para o 11º lugar, que obriga a atenções redobradas para que não fique baixo da “linha de água”.

Quem viu o Ribeirão, e quem o vê… Digo isto porque esta equipa já andou “lá em cima”, e se esta apatia (fruto de incertezas directivas) continua, esta equipa do concelho de Famalicão ver-se-á a lutar por uma fuga à despromoção. O Padroense obteve nesta jornada o seu primeiro empate na competição, pois a equipa de Padrão da Légua ora ganhava ou perdia… Assim sendo, os comandados de Augusto Mata mantêm a bitola, e continuam a efectuar um campeonato regular.