4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Antevisão da 9ª Jornada.

  • Aliados de Lordelo vs Boavista
Nesta jornada o "Mágico Xadrez" defronta o pior ataque da competição (apenas 3 golos marcados), no entanto, a equipa de Lordelo está com a moral em alta, pois vem de uma vitória sobre o Leixões para a Taça de Portugal. É uma incógnita prever como é que a nossa equipa vai reagir após três derrotas consecutivas, no entanto, uma coisa é certa, à medida que as jornadas passam e os resultados não surgem, a pressão em torno da equipa aumenta, quer por parte dos adeptos, quer por parte dos próprios jogadores que começam já a abordar os jogos "sobre brasas"... Uma vitória em Lordelo traria algum desafogo em termos classificativos à nossa equipa, pois apenas oito pontos em oito jogos, e um 12º lugar à 8ª jornada, dão que pensar e é muito pouco. Obviamente sabemos das condicionantes existentes, e aconteça o que acontecer em Lordelo, são estes jogadores que temos que apoiar... Criticar sim, mas pela positiva. É esta equipa que bem ou mal, até ao final do campeonato vestirá a nossa camisola, e só por isso para mim, tornam-se os melhores jogadores do mundo.
  • Merelinense vs Tirsense
O Merelinense defende neste jogo a sua invencibilidade em casa, pois ainda não perdeu no Estádio João Soares Vieira. O seu adversário é o Tirsense que tem o terceiro melhor ataque da prova, e parece estar a "encarreirar" no campeonato atendendo aos seus últimos resultados. Considero um jogo importante para o Merelinense, pois as próximas jornadas terão um alto grau de dificuldade, pelo que três pontos neste fim-de-semana seriam óptimos para esta equipa, por forma a ter alguma margem de manobra (ou de erro) em termos classificativos.
  • Padroense vs Vizela
Não sei se esta será a melhor altura para o Padroense receber o candidato Vizela. A equipa de Padrão da Légua apesar de em termos classificativos estar bem, vem de uma expressiva derrota em Santo Tirso, pelo que um adversário mais acessível talvez fosse melhor para reestabelecer os índices de confiança através de uma vitória. Apesar de tudo vejo qualidade no Padroense para vencer o Vizela, que vai a Matosinhos garantidamente tentar a vitória por forma a continuar na perseguição ao líder, e quem sabe, reduzir a distância na classificação caso o Moreirense facilite...
  • Lourosa vs Ribeirão
Este jogo por certo será encarado com especial atenção pelo Lourosa, não só porque precisa de pontos, mas também porque joga perante o seu público com um difícil adversário. Esse adversário é o Ribeirão, que é natural que se apresente algo fragilizado devido à recente saída do seu treinador principal, e à anunciado demissão do seu Presidente. O treinador interino do Ribeirão por certo não terá uma tarefa nada fácil nesta jornada.
  • Moreirense vs Vieira
Apesar de favorito à vitória, o Moreirense enfrenta nesta jornada um Vieira que não perde à quatro jogos, o que se tem traduzido num "escalar" da classificação numa fuga aos lugares da despromoção. O Moreirense tem batido recordes e é a equipa com mais pontos, mais vitórias consecutivas, mais golos marcados e uma das que tem menos golos sofridos... Dados que com uma bola e duas balizas, podem rapidamente ser desfeitos, pois falamos de futebol que é fértil em surpresas...
  • Paredes vs Gondomar
Jogo entre duas equipas a viveram momentos diferentes, o Paredes tem vindo a "afundar-se" na classificação, e já não conhece o sabor da vitória à sete jornadas! O Gondomar está em fase de ascensão e recentemente tem vindo a acumular bons resultados, o que lhe permite figurar no 2º lugar da classificação. Jogo importante para as duas equipas, sendo que para o Paredes é importante pela fuga à "lanterna vermelha", e para o Gondomar pela luta à subida de divisão.
  • Valdevez vs Vianense
Apesar do momento do Valdevez não ser o melhor, este é um jogo com caracteristicas diferentes, pois pode-se considerar este um "derby minhoto". Para fazer frente ao Vianense, o Valdevez tem que melhorar significativamente a performance do seu sector defensivo, pois é a pior defesa do campeonato com 15 golos sofridos. O Vianense que também sofre muitos golos (14 até ao momento), parece estar a "viver nova vida", pois já à três jornadas que consegue resultados muito positivos. Este é um "jogo de tripla"...
  • Sp. Espinho vs AD Lousada
À excepção do Moreirense, todos os adversários que seguem acima do Espinho na tabela classificativa (Gondomar e Vizela) jogam fora, pelo que em caso de vitória (e derrota desses adversários) o Espinho tem hipótese de ascender ao 2º lugar... Mas antes de pensar nisso tem primeiro que vencer a AD Lousada, que após a sua primeira vitória na prova, procurará dar uma sequência positiva a esse feito e largar a "lanterna vermelha".