4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Análise da 6ª jornada.

Jornada com algumas surpresas, e em que o principal favorecido foi o Moreirense que se distanciou na classificação. No fundo da tabela tudo na mesma, pois os últimos classificados continuam a "marcar passo", exceptuando o Valdevez que voltou a surpreender.
Vamos então "esmiuçar" os jogos desta 6ª jornada:
.
O Boavista para grande desânimo de todos nós seus fiéis seguidores, perdeu na deslocação a Viana do Castelo por culpa própria. "Delicadezas" defensivas e um ataque perdulário resultaram numa derrota injusta, mas que se deve aceitar pois é preciso "mais Boavista" para enfrentar equipas que ao jogar frente ao "Mágico Xadrez", têm a sua motivação no máximo. O Vianense fez o seu trabalho e lucrou com ele. Os seus jogadores deixaram tudo em campo e foram premiados com três pontos, continuando assim invictos no seu terreno. Apenas um reparo, o seu excessivo anti-jogo que nada dignifica o espetáculo.
.
O Padroense continua a provar que está de "pedra e cal" nesta divisão, e esta vitória perante o Sp. Espinho apenas faz admirar os mais desatentos. Existe qualidade em Padrão da Légua e os resultados estão a prová-lo. O Sp. Espinho continua a efectuar um campeonato irregular, e vai alternando entre o bom e o mau. Caso os Tigres queiram ter algum tipo de aspiração nesta prova, terão que ser bem mais regulares nas suas prestações.
.
Outra equipa que parece que veio para ficar na 2ª Nacional é o Merelinense, que ontem voltou a aplicar a "chapa 3", a mesma que já tinha aplicado à AD Lousada; desta vez foi o Lourosa a "vitima". Por certo o Merelinense já é visto "com outros olhos" neste campeonato. No Lourosa existe a curiosidade de que nos jogos que perdeu, ficou sempre a zero, ou seja, nunca marcou. Com esta derrota, o Lourosa começa a ter que olhar com mais atenção para o fundo da tabela, pois desce para um grupo de equipas que certamente irão lutar pela manutenção.
.
O Tirsense voltou a perder pontos, e fica desta forma muito longe dos lugares cimeiros. Nesta jornada perdeu perante o líder é certo, mas numa altura em que este jogava com apenas nove unidades. Desatenções destas saem caro. O Moreirense nesta jornada cumpriu os seus objectivos e juntou mais uma vitória ao seu "curriculum". Ultrapassou mais um difícil obstáculo e dá a entender que vai tentar segurar a liderança com "unhas e dentes", por forma a chegar ao fim da prova no primeiro lugar.
.
Em Vizela ocorreu uma situação caricata, pois os árbitros não compareceram para apitar o jogo, e foi com o recurso a um habitante local, assistido por um elemento do Vizela e outro do Paredes, que o jogo decorreu. Certo é que o Vizela obteve mais três pontos, e segue firme na perseguição ao líder, pois subiu ao segundo lugar da classificação. O Paredes com esta derrota, desce abaixo da linha de água, e já não ganha à cinco jogos. Preocupante no mínimo.
.
Na antevisão da jornada havia referido o facto do Valdevez já ter surpreendido fora de portas, e que tal poderia acontecer de novo. E aconteceu! Contra todas as previsões o Ribeirão perdeu este jogo perante o seu público, e passa a ocupar a terceira posição da tabela. "Uma pedra no sapato" para uma equipa que tem condições para lutar pela subida. O Valdevez é um caso atípico, pois consegue até ao momento uma melhor performance fora de casa, pois as suas duas vitórias no campeonato foram conseguidas na condição de visitante. Talvez jogar em contra-ataque seja o que mais agrada aos jogadores de Arcos de Valdevez... Por certo essa situação é secundária para esses mesmos jogadores e adeptos, pois o mais importante são os preciosos pontos que aqui e ali vão conquistando para a desejada manutenção.
.
O empate obtido pelo Vieira por certo não lhe agrada, atendendo a que se mantém na mesma posição na tabela classificativa. Como este sistema de pontos não valoriza o empate, é necessário ao Vieira vencer para fugir aos últimos lugares, e tentar fazer um campeonato tranquilo. Num terreno sempre difícil penso que para o Aliados de Lordelo este foi um ponto ganho. Não é o resultado ideal, mas permite ao Aliados manter-se no "pelotão da frente" em termos de classificação.
.
O Gondomar voltou às vitórias e deu um "salto" significativo na classificação. Mas a tarefa não foi nada fácil, pois a AD Lousada "vendeu cara" a derrota, tendo mesmo falhado um penalty que daria o empate. Atendendo a que falamos da capital do ouro, pode-se dizer que esta vitória para o Gondomar foi "ouro sobre azul". Para a AD Lousada foi mais um "alerta", pois a equipa neste campeonato não conhece outro lugar que não seja o último.