4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Análise da 7ª jornada.

Se de um comboio se tratasse, a tabela classificativa da 2ª Divisão Nacional, Zona Norte estava assim ordenada: Maquinista: Moreirense; carruagem da frente: Gondomar, Padroense, Vizela, Ribeirão e Sp. Espinho; última carruagem: Merelinense, Al. Lordelo, Vianense, Boavista, Tirsense, Lourosa, Vieira, Valdevez, Paredes e Lousada...
.
Na deslocação a Espinho, o Boavista acumulou a segunda derrota consecutiva e a terceira no total dos jogos efectuados. A realidade actual do nosso amado clube, é como todos sabemos uma luta constante fora das quatro linhas, e em que esperamos a celeridade da justiça portuguesa por forma a que sejam minimizados os danos irreversíveis causados por quem gere o futebol ao nosso Boavista. Pese embora essa realidade "extra futebol", e sabendo que não podemos exigir "mundos e fundos", estou convicto que alguns dos jogadores que vestem a nossa camisola, têm que dar mais do que aquilo que dão em campo... A alguns falta qualidade é certo, mas essa falta de qualidade tem que ser compensada com "um querer" e uma luta muito grande, podendo até aqui aplicar a expressão "comer a relva se for preciso"... Independentemente de estarmos a fazer um campeonato para subir, manter, ou não descer, a melhor publicidade que o Boavista pode ter neste momento são as vitórias. Com elas garantidamente o ambiente em torno do clube será melhor, e quem sabe essas vitórias atraiam até investidores.
Voltando ao jogo, o Sp. de Espinho não foi um adversário fácil, e soube gerir o jogo de uma forma admirável. Com esta vitória "cola-se" ao grupo da frente e coloca-se numa posição classificativa bastante confortável.
.
Num jogo de emoções fortes, o Padroense levou a melhor perante a outra surpresa da competição, o Merelinense. Os comandados do experiente técnico Augusto Mata conseguem assim atingir uma posição que por certo ninguém esperava no início da época. Para o Merelinense, esta derrota não belisca em nada a sua boa prestação no campeonato, e o sétimo lugar na classificação é prova disso mesmo.
.
Tudo igual entre Lourosa e Tirsense... Este empate acaba por ser dois pontos perdidos para o Lourosa, atendendo a que jogou em sua casa, contando ainda que em caso de vitória, a equipa saíria da "zona perigosa" da classificação. O Tirsense perante a conjuntura actual da equipa, que penso estar arredada de objectivos mais ambiciosos, este ponto em Lourosa acaba por ser um ponto ganho pois o grau de dificuldade desta deslocação era elevado.
.
O Moreirense é neste momento o principal candidato ao apuramento para os "play-off" da Zona Norte da 2ª Nacional... A equipa de Moreira de Cónegos venceu com distinção um outro candidato e isolou-se no primeiro lugar, estando à sétima jornada a cinco pontos do segundo classificado, o que é de realçar. O Vizela perdeu pela primeira vez no campeonato e "marcou passo" no que diz respeito às suas legítimas aspirações, que penso passarem pela subida.
.
O Paredes teve pela frente um adversário forte e conseguiu somar um ponto, que não é relevante em termos classificativos, mas que poderá servir de motivação para enfrentar os próximos jogos perante equipas do "seu campeonato". O Ribeirão tem vindo a perder "gás" na prova, e não foi além de um empate em Paredes. Apesar de tudo as aspirações da equipa continuam intactas, e a sua posição na tabela permite-lhe estar ainda "na corrida"...
.
O Valdevez teima em não vencer no Estádio Municipal da Coutada, e com esta derrota desce ao antepenúltimo lugar da classificação. A jovem equipa arcuense já demonstrou ter qualidade, no entanto, para chegar a "bom porto" necessita ser mais regular nas suas prestações. O Vieira finalmente venceu fora, e consegue assim um forte alento para os jogos que se seguem. Os "canários" de Vieira do Minho com esta vitória demonstraram que "estão na luta", e que são uma equipa a ter em conta nesta competição.
.
O Aliados de Lordelo que tem vindo a fazer um campeonato muito consistente, deu ontem um "passo atrás" ao perder perante o seu público com o Gondomar. Os Gondomarenses com a vitória em Lordelo, isolam-se no segundo lugar e sem "grandes alaridos" vão fazendo um excelente campeonato, e vão "firmando créditos" com vista a uma eventual promoção à Liga Vitalis...
.
Ainda falta muito campeonato, mas por certo uma vitória no jogo de ontem seria uma boa "alavanca" para levar a AD Lousada à fuga dos lugares da despromoção. Os erros pagam-se caro, e pelo que vem na imprensa desportiva, a AD Lousada nesse aspecto ontem voltou a vacilar, no entanto, é importante registar que já em inferioridade numérica conseguiu empatar a partida, o que não deixa de ser algo de positivo. O Vianense esteve perto de conseguir a sua primeira vitória fora, mas ainda assim consegue um resultado positivo, e vai fazendo um campeonato dentro das expectativas.