4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Análise ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Norte

Terminado Campeonato Nacional da Zona Norte, no qual o Boavista participou e obteve uma honrosa 7ª posição, é chegada a altura de analisar as equipas que nele participaram, bem como contrastar a performance obtida com as expectativas de pré-época.





Moreirense: Foi a equipa que dominou o campeonato de início ao fim, e quando à 5ª jornada assumiu a liderança, não mais a largou, fazendo jus ao estatuto de candidato à subida, estando agora a disputar os "play-off" de acesso à 2ª Liga. As apenas 4 derrotas sofridas em toda a prova, são demonstrativas do poderio desta equipa.






Tirsense: Pode-se dizer que esta equipa foi uma agradável surpresa, pois a partir da 9ª jornada efectuou uma espectacular recuperação que culminou no 2º lugar do campeonato. Dos clubes candidatos, este era talvez aquele que tinha um orçamento mais baixo, o que valoriza o excelente campeonato efectuado.






Vizela: Um período menos bom entre a 11ª e a 22ª jornada, marcaram a época do Vizela e fez com que esta equipa defrauda-se as expectativas criadas em seu redor. Curioso é o facto de o Vizela ter estado desde a 16ª jornada até à 29ª em 4º lugar, para na última jornada conseguir subir ao 3º posto no qual terminou a época.







Gondomar: Esta era uma formação que apostava tudo na subida de divisão, no entanto, nunca teve o "sabor" de liderar a prova, sendo apesar de tudo a equipa que mais tempo andou pelo 2º lugar. As 3 derrotas consecutivas entre a jornada 19 e 21, numa altura decisiva da época, praticamente arredaram os gondomarenses da luta pelo 1º lugar.






Espinho: O Espinho chegou a "ameaçar" ser candidato ao título, mas pouco mais fez do que isso, fazendo no entanto um campeonato tranquilo e sem grandes sobressaltos. A 5ª posição obtida é sem dúvida representativa disso mesmo.






Ribeirão: Esta equipa chegou a estar em 1º lugar por 2 jornadas (à 3ª e 4ª jornada), mas após perder com o Moreirense na 8ª jornada, houve como que um abandono precoce da luta pelo campeonato, chegando inclusivé nas jornadas finais da prova, a estar na luta mas pela manutenção, sem no entanto correr grandes riscos de despromoção.







Boavista: A nossa equipa pelo seu historial e palmarés era à partida um forte candidato ao 1º lugar, no entanto, cedo se começou a perceber que a realidade não iria ser essa, tendo até o Boavista chegado a ocupar o 15º lugar (o equivalente ao último devido à desistência do Valdevez). Com muito querer e porventura com um "dedo" de Vítor Paneira que "pegou" na equipa na última posição, o nosso Boavista conseguiu atingir o objectivo da manutenção, criando assim algumas bases para a próxima época, tendo também interrompido um ciclo de duas descidas consecutivas (a primeira delas administrativa). O que "saltou mais à vista" nesta época axadrezada, e refiro isto sem desprimor para as equipas que jogam nesta divisão, foi o facto de a dimensão do Boavista não ser meritória destes escalões, chocando até a diferença de condições, infra-estruturas, massa adepta e mentalidade desportivas existentes. Espera-se contudo que se faça justiça nos Tribunais portugueses, e que assim o Boavista volte a ocupar a divisão que pertence por direito, e da qual nos "arrancaram" à força.






Merelinense: Esta era à partida umas das equipas candidatas à descida de divisão, e parecia que essa previsão se iria concretizar, pois o Merelinense desde a 20ª à 25ª jornada andou sempre abaixo da "linha de água". No entanto, uma ponta final excepcional catapultou esta equipa do concelho de Braga para uma óptima 8ª posição final.






Lousada: O campeonato do Lousada parece ter começado apenas na 2ª volta, pois esta equipa até à 15ª jornada ocupou sempre as últimas posições. Os 7 reforços contratados em Dezembro, foram decisivos para a recuperação desta equipa, que conseguiu assim terminar o campeonato sem ter que recorrer à máquina de calcular.






Aliados de Lordelo: Esta equipa prometeu bastante no início do campeonato, chegado até a ocupar na 2ª e 3ª jornada, a 2ª posição. Após uma goleada no terreno do Vizela, iniciou uma queda até aos últimos lugares, tendo no entanto conseguido reagir a tempo, obtendo assim a manutenção na derradeira jornada do campeonato.






Padroense: Começou o campeonato como sério candidato à descida de divisão, mas conseguiu andar sempre afastado dos lugares de despromoção, tendo pautado a sua prova entre as 7 e 11 posições da classificação. Sobre o final do campeonato o Padroense caiu para a 13ª posição, onde depois na derradeira jornada milagrosamente consegue salvar-se da descida. Uma performance meritória em virtude de ser uma equipa estreante nesta 2ª Divisão.






Paredes: Esta formação começou mal o 1º terço do campeonato, mas a partir da 11ª jornada iniciou uma recuperação que levou o Paredes até ao 6º lugar. No entanto, os problemas financeiros desta equipa repercutiram-se nos resultados desportivos, levando o Paredes a terminar na 12ª posição, que atendendo a ter dos piores coeficientes de pontos (ao nível dos 12º lugares) comparativamente à 2ª Divisão zona centro e sul, ditaram também a descida de divisão a esta equipa.







Vianense: Esta centenária equipa de Viana do Castelo protagonizou um campeonato algo atípico, pois tanto viveu jornadas consecutivas sem perder, com o contrário também aconteceu. Sou da opinião que o Vianense desceu por culpa própria, onde contribuíram bastante as 7 jornadas consecutivas sem vencer (entre a 11ª e a 17ª jornada), assim como na última jornada, quando dependia só de si, o empate caseiro que ditou assim a sua despromoção à 3ª Divisão






Lourosa: A equipa mais a Sul do campeonato da 2ª Divisão Zona Norte, nunca entusiasmou nesta prova, e a melhor posição que chegou a atingir foi o 9º lugar à 15ª jornada, caindo depois para a 14ª posição de onde nunca mais saiu... Penso que faltaram argumentos ao Lourosa para disputar esta divisão sendo uma despromoção que a poucos surpreendeu.







Vieira: Pese embora o Vieira ser à partida uma equipa considerada candidata à descida de divisão, penso que esta equipa "atirou a toalha ao chão" cedo demais, tendo à 17ª jornada caído definitivamente na última posição, não esboçando qualquer reacção até ao fim do campeonato.






Valdevez: A equipa do Valdevez que infelizmente foi desqualificada devido às faltas de comparência sucessivas motivadas por problemas financeiros, é demonstrativo do estado actual do futebol português, podendo até dizer-se que caso não se tomem medidas adequadas, a mais equipas acontecerá o mesmo.