4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 14 de março de 2011

Palavras que revelam a realidade do futebol português e do triste país em que vivemos

O que se passou hoje em Pombal é demasiado mau para ser verdade. Há dias em que sinto vergonha de pertencer a este futebol português. Mete nojo a forma descarada como tentam, a todo o custo, acabar com o Boavista. Semanalmente, é multas atrás de multas, aos 3 e aos 4 mil euros... Agora, além de uma arbitragem ridícula, a roçar o verdadeiro escândalo (expulsa três jogadores, dois treinadores do Boavista e do outro lado? Mesmo com os tumultos finais, generalizados entre jogadores, nada. Leram bem. Nada! Nem um castigo, nem uma expulsão. Exactamente o mesmo filme que já vimos na Pampilhosa. 4 energúmenos provocam os nossos adeptos, agridem a soco um dirigente do Boavista e para quem foram as multas? Para quem foram os castigos? Boavista, claro).

Mas agora, temos uma novidade. Já não fosse o cenário mau o suficiente, neste jogo vemos qué até cargas policiais sobre jogadores já temos. Sim, polícias a bater em jogadores, dirigentes, e, no final, o pomposo Sr. Comandante ainda diz que só viu o seu homem de cassetete no ar. O mesmo agente que, perante centenas de testemunhas, virou esse mesmo cassetete ao contrário para bater num casal na bancada. A mim e ao Presidente, Álvaro Braga Junior, reconheceu que o "seu efectivo se excedeu e que esse excesso é motivado pela própria situação de tensão que se vive no país. Ah?! Como? Ah, o país está na merda e o Boavista paga. Até já serve para saco de boxe de um agente frustrado. Bonito. É o reflexo deste país de merda em que vivemos, um país de interesses e de cobardes. O pior de tudo?

Amanhã, na dita imprensa especializada e nos poucos jornais que possam ter coberto o jogo, será tudo branqueado. Se não for, a culpa será, claro, unicamente dos adeptos do Boavista que, apesar de tudo, continuam a encher estes campos sem condições mínimas de segurança por esse país fora por amor ao clube, sempre dispostos a pagar, no mínimo, 8 euros. E tudo porque, tem de se saber, tem de se divulgar, quem escreve para os 3 desportivos e para o JN são "homens da terra", a maioria deles sem formação jornalística e que não se atrevem a "afrontar" o clube local. Não vá o presidente deixar de o cumprimentar na rua ou impedir que a sopeirona da mulher possa ir aos jogos passear as texanas que comprou na feira. E tudo porque, tem de se divulgar, porque os senhores agentes da PSP também não querem ter problemas com os industriais ou empreiteiros da zona. Futebol de parolos com federações e associações de parolos, num país de parolos, com governantes parolos. Só gente medíocre pode desejar que um dos principais clubes do país, seja assim, todas as semanas, espezinhado. Foi, sem dúvida, o dia mais triste da minha vida desportiva.

Mas o direito à indignação é um direito consagrado numa democracia. Por isso não me calo. E não me calo porque o Boavista merece que, quem o ama, não se cale, não baixe os braços, não deixe de lutar. É neste momento que deixou um sincero agradecimento aos verdadeiros boavisteiros. Aos adeptos que estão sempre connosco. Forte abraço... só para os que gostam de nós. Os outros...há mais marés que marinheiros!

RÉMULO MARQUES