4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

sábado, 19 de junho de 2010

João Benta em 2º na Classificação Geral no Grande Prémio do Minho

Corredor da Barbot-Siper escapou ao pelotão e bateu ao sprint o companheiro de fuga, André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira). José Mendes (LA-Paredes Rota dos Móveis) manteve a camisola amarela e chega amanhã como líder à terra de onde é natural, Guimarães, e onde irá decidir-se a corrida minhota.

A ligação de 154 quilómetros, entre Valença e Barcelos, foi disputada sempre a alta velocidade, o que conferiu dificuldade a uma etapa se qualquer contagem de montanha. As fugas foram uma constante, muitas delas numerosas, obrigando a LA-Paredes Rota dos Móveis a trabalhos redobrados para manter a liderança em posse de José Mendes.

A cerca de 30 quilómetros da chegada, numa altura em que o pelotão procurava respirar fundo após anular mais uma das fugas da jornada, António Amorim abalou em solitário. André Cardoso depressa se lhe juntou. Os dois conjugaram esforços e conseguiram chegar a Barcelos com vantagem suficiente para discutirem entre si o triunfo. Amorim foi mais rápido. Do pelotão destacou-se ligeiramente João Benta (Madeinox-Boavista), terceiro na linha de meta e agora segundo da classificação geral individual, apenas a três segundos de José Mendes.

Um dos heróis da etapa de hoje foi Carlos Gomes (Cartaxo Capital do Vinho), que ganhou as três metas volantes da viagem e garantiu, matematicamente, a vitória nesta classificação. Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) comanda a classificação por pontos, Hugo Sancho (Mortágua/Basi) lidera a montanha, António Carvalho (Mortágua/Basi) é o melhor jovem e a Madeinox-Boavista lidera por equipas.

As decisões do GP do Minho estão guardadas para a terceira e última etapa, a disputar neste domingo. Os corredores vão percorrer 144 quilómetros com partida e chegada a Guimarães. A meta, instalada no Alto da Penha, coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria.

CLASSIFICAÇÕES

2.ª Etapa: Valença - Barcelos, 154 km (Média: 44, 278 km/h)

1º António Amorim (Barbot-Siper), 3h28m41s
2º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
3º João Benta (Madeinox-Boavista), a 13s
4º Nelson Sousa (ASC/Vitória/RTL), mt
5º Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), a 16s
6º Bruno Saraiva (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
7º Casimiro Oliveira (Maia/Bike Team), mt
8º José Mendes (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
9º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), mt
10º Fábio Silvestre (Liberty Seguros/SM Feira), mt

Geral Individual
1º José Mendes (LA-Paredes Rota dos Móveis)
2º João Benta (Madeinox-Boavista), a 3s
3º Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), a 4s
4º Danail Petro (Madeinox-Boavista), a 6s
5º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), a 10s
6º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), mt
7º Nelson Vitorino (Palmeiras-Resort-Prio-Tavira), mt
8º Rui Vinhas (Aluvia/Valongo), mt
9º Hugo Sancho (Mortágua/Basi), mt
10º Micael Isidoro (ASC/Vitória/RTL), mt