4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Análise das equipas da 2ª Divisão Nacional, Zona Centro

. Clube Desportivo de Tondela: Trata-se de uma equipa com experiência nesta zona centro, e que se reforçou consideravelmente para enfrentar esta época, em que o reforço mais sonante é o internacional do Burkina Faso, Zongo (ex União de Leiria). De referir que foi o melhor ataque nesta zona centro na época passada. Em resumo pode surpreender neste campeonato...

. Grupo Desportivo Tourizense: Na época passada chegou a lutar pela subida de divisão, e nesta época creio tratar-se de um potencial candidato à subida. Conta nas suas fileiras com vários jogadores emprestados pela Académica de Coimbra, o que aliado a também contar com alguns atletas africanos com qualidade, faz desta equipa uma das mais fortes desta zona centro.

. Gondomar Sport Clube: Sem dúvida alguma de que se trata de um candidato à subida, e tem a curiosidade de contar no seu plantel com dois ex-axadrezados que alinhavam no Bessa na época transacta, Jorge Silva e Pedrosa.

. Padroense Futebol Clube: Foi dos clubes que menos se reforçou e por certo tem por aspiração fazer um campeonato tranquilo por forma a evitar as "emoções fortes" vividas na época passada, onde esteve até ao último minuto sem saber se descia ou se mantinha nesta divisão.

. Eléctrico Futebol Clube: Trata-se de uma equipa jovem, apenas com um estrangeiro e que se reforçou essencialmente com atletas de divisões inferiores. Certamente o objectivo passará pela manutenção.

. Anadia Futebol Clube: Equipa que na época transacta disputava a 3ª Divisão Nacional e que tem a curiosidade de ser 100% portuguesa. Garantidamente que o objectivo será manter-se neste escalão.

. Sporting Clube de Esmoriz: Em relação ao plantel da época passada, dá a entender que o Esmoriz se "descapitalizou", no entanto, penso que ainda tem argumentos para fazer um campeonato tranquilo. Pedro Branco (ex Leixões) por certo contribuirá para boas performances...

. Futebol Clube Pampilhosa: Este clube fez um óptimo campeonato na época passada, e por certo neste ano apostará em fazer o mesmo pois reforçou-se consideravelmente. Um desses reforços é Carlos Miguel, atleta que representou o Boavista na época passada e que saiu do Boavista antes de terminar a época, devido a uma atitude a quente num jogo em Moreira de Cónegos.

. Sporting Clube de Pombal: Equipa que veio da 3ª Divisão e lutará arduamente pela manutenção. Um dos seus reforços é em minha opinião um jovem promissor, refiro-me ao argentino Rodrigo Lamardo, da cantera dos "Argentinos Juniores" e que em Portugal já representou clubes como o Olhanense, Fátima e Louletano.

. Futebol Clube Cesarense: Conseguiu a promoção para a 2ª Divisão nas últimas jornadas, e parece querer "ficar por cá", pois reforçou-se pouco mas bem, pois conta nos seus quadros atletas oriundos do Feirense, Aliados de Lordelo e Merelinense.

. Sertanense Futebol Clube: "Zâmbia", lembram-se dele? Pois é, este lateral direito ainda faz parte da equipa do Sertenanse que na época 2008/2009 o emprestou ao Boavista. Esta equipa da Sertã por certo será um difícil obstáculo para qualquer adversário, tendo em minha opinião, condições para ocupar os lugares cimeiros da tabela.

. Sporting Clube de Espinho: O Espinho aposta forte em subir este ano e reforçou-se em conformidade. O Beira-Mar deu "uma ajuda" e emprestou alguns jogadores, tal como o Benfica que emprestou o ex-axadrezado Ivan Santos. Garantidamente uma equipa a ter em conta.

. Sporting Clube de Coimbrões: O Coimbrões pela primeira vez na sua história disputa a 2ª Divisão Nacional e lutará por se manter nesta divisão colocando assim Vila Nova de Gaia no "mapa" do futebol nacional. O Coimbrões aposta em manter praticamente toda a equipa da época passada, que tem como principal figura Lourenço já com um vasto curriculum futebolistico ao nível nacional, contando com passagens pelo Nacional da Madeira, Sporting da Covilhã, Freamunde, Lousada, Espinho entre outros... Bruno Fogaça foi o reforço mais sonante para esta época.

. Aliados Futebol Clube de Lordelo: Com quase todos os reforços oriundos do Paços de Ferreira (empréstimos), esta equipa de Lordelo tem condições para um campeonato tranquilo, e sem ter que fazer contas à manutenção como teve que fazer na época passada.

. União Desportiva da Serra: Mais uma equipa que lutará para garantir a manutenção não tendo em minha opinião argumentos para muito mais. Apesar de tudo é sempre uma equipa difícil de se conquistar pontos, pois luta muito em todas as partidas que disputa.

. Boavista Futebol Clube: Indepedentemente dos objectivos traçados para esta época, jogar no Boavista significa jogar para vencer todos os jogos, e depois fazemos as contas no final... Parece-me que esta nossa equipa é mais equilibrada relativamente à do ano passado, tendo muito mais opções no ataque e meio campo. O ponto em que penso ser necessário reforçar é a defesa, pois o número de jogadores para a posição de defesa central parece-me escasso por forma a enfrentar uma época completa.