4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FUTSAL » Boavista Campeão Nacional da 2ª Div.


O Boavista é o novo campeão nacional da 2.ª Divisão, apesar de ontem ter perdido com o Belenenses (6-5) no Pavilhão Acácio Rosa. Os boavisteiros beneficiaram do resultado na primeira mão: um triunfo por 7-2. Recorde-se que a diferença de golos é o primeiro critério de desempate, depois de cada uma das equipas ter somado uma vitória. 

A estratégia dos axadrezados no confronto de ontem passou sobretudo pela gestão da vantagem obtida no primeiro jogo da final. O objetivo foi conseguido de forma relativamente tranquila, em especial ao longo da primeira parte, não obstante a forma determinada com que os locais se bateram procurando pressionar o último reduto contrário. Neste período, os azuis do Restelo foram dominadores, mas a eficácia da formação nortenha foi superior, chegando ao descanso em vantagem (1-2). Ricardo Santos inaugurou o marcador num remate cruzado e Sá Pinto concluiu à boca da baliza um cruzamento de Pedro Silva. Pelo meio, Bruno Pinto ainda empatou através de um remate em zona frontal. 

Na segunda metade, o Belenenses entrou forte e conseguiu dar a volta ao marcador em seis minutos, chegando mesmo a fazer sonhar os seus adeptos quando, em apenas três minutos, Bruno Pinto fez dois golos, elevando o resultado para 6-3.

Com a desvantagem trazida do Porto perto de ser anulada, o técnico Carlos Teixeira colocou a sua formação a jogar com guarda-redes avançado, mas o risco custou caro, pois os boavisteiros aproveitaram esse adiantamento dos lisboetas para reduzirem a desvantagem e atingirem o 6-5 final, através de dois grandes remates de meia distância, primeiro por de Sá Pinto e depois pelo próprio guarda-redes Marcelo. 

Os dois clubes históricos regressam na próxima temporada à 1.ª Divisão, acompanhadas pelo estreante Póvoa Futsal e pelo regressado Vila Verde.