4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

sábado, 16 de julho de 2011

Recordar o "JOGO DOS CAMPEÕES"...

Notícia publicada no site "Mais Futebol"

Boavista: título de 2001 recordado em clima de esperança

Estádio do Bessa acolheu os campeões nacionais do início do século. Raul Meireles e Hugo Almeida também não faltaram

Um dia pintado de xadrez da cabeça aos pés. O Estádio do Bessa a uma nota só, entre o júbilo de memórias enternecedoras e a revolta de um passado recente castigador. A prelatura boavisteira marcou encontro neste domingo e celebrou o título de campeão nacional conquistado precisamente há uma década.

Por estas paragens ninguém olvida aquela noite sanguínea de 18 de Maio de 2001. O Boavista goleou por 3-0 o Desp. Aves e tocou o céu dos ilustres. Daí para cá sonhos morreram, esperanças desvaneceram, mas a paixão dos fiéis sobreviveu. Mais de cinco mil pessoas foram ao Bessa, aplaudiram heróis do passado e mostraram uma fé inabalável no futuro.

Raul Meireles, Hugo Almeida, Litos, Nélson e João Vieira Pinto, todos responderam ao chamamento mobilizador. Dos ausentes, uma nota especialíssima para Petit. A lesão gravíssima contraída ao serviço do Colónia desaconselhava uma viagem aérea. Dele chegou a alma axadrezada e uma camisola com o seu número 26.

O Maisfutebol esteve na noite dos campeões do Boavista. Foi uma festa bonita.

Presidente aguarda «decisão importante» do tribunal

«É fundamental ter memória», reivindicou Álvaro Braga Júnior, presidente do Boavista. «O clube continua a ter uma força enorme e estamos à espera de uma decisão muito importante para o nosso futuro.»

O dirigente referia-se ao veredicto a anunciar pelo Tribunal Administrativo de Lisboa que, ainda há duas semanas, considerou «inexistente» a reunião da FPF em 2008 onde se decidiu a subtracção de seis pontos ao F.C. Porto e a descida do Boavista. «Essa decisão judicial dá-nos mais ânimo.»

O relvado sintético inundou-se de caras conhecidas, saudades foram apaziguadas, velhos companheiros de armas tornaram a abraçar-se. Nem todos fizeram parte da inesquecível colheita de 2001, mas todos vestiram a camisola do Boavista.

Aqui ficam as declarações de alguns deles:

Martelinho (no Boavista de 1994 a 2005):
«Lembro-me bem do golo que marquei ao Sporting. Esse momento deixou-nos muito perto do título. Tenho a certeza que o Boavista vai regressar à primeira divisão. Ninguém esperava que o Boavista chegasse a esta situação. Este xadrez faz falta ao nosso futebol.»

Rui Bento (1992 a 2001):
«Passei anos de grandes conquistas neste clube. É importante esta reunião. Deixo uma palavra de obrigado a todos os que me ajudaram a ser feliz de xadrez ao peito. Proporcionaram-se sensações incríveis. Desejo que o Boavista se levante novamente.»

Ricardo Costa (1988 a 1999):
«Fui várias vezes campeão nacional pelo Boavista nas camadas jovens. Este clube faz e fará sempre parte da minha vida. Estou sempre disponível para ajudar, mas depende também do projecto que a direcção do clube fizer.»

Pedro Emanuel (1996 a 2002):
«Sou um optimista e acredito na recuperação do Boavista. Cresci muito nesta casa e sinto um enorme orgulho por ter passado aqui. É com mágoa que analiso tudo aquilo que tem sucedido.»

«Hat-trick» de João Tomás para o Bessa ver

O momento mais alto das festividades foi o jogo de futebol entre o plantel 2010/11 e os jogadores do passado. Os ex-boavisteiros golearam por 5-1 e tiveram um João Tomás extremamente inspirado. O ponta-de-lança fez três golos, um deles quase do meio-campo. Cafu, Diogo Valente e Kadinha também marcaram.

BOAVISTA 2010/11: Vitor Golas; William, Hélio, Zé Carlos e Rui Dolores; Emerson, Augusto e Rui Lopes; Paulo Campos, Beré e Renato Queirós.

Jogaram ainda: Tó Ferreira, Diogo Leite, Espincho, Fabinho, Kadinha, Paulo Gomes, Nelo, Ruizinho, Diogo Teixeira, Joel, Batista, Ribeiro e Machado

EX-JOGADORES: Tó Luís; Paulo Sousa, Litos, Ricardo Costa e Mário Silva; Rui Bento, Gouveia e Manuel José; Martelinho, João Paulo e Diogo Valente.

Jogaram ainda: Rui Barbosa, Bruno Pinheiro, Tavares, Gilberto, Pedro Moreira, Delfim, Pedro Oliveira, Hugo Monteiro, Cafú e João Tomás.