4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

sábado, 6 de junho de 2009

A minha visão da Assembleia


Assembleia Geral com excelente adesão dos sócios boavisteiros, o que demonstra que o clube vive e sente mais do que nunca. Foi também acompanhada pela comunicação social (após consulta aos sócios) pois não temos nada a ocultar, mesmo tratando-se de um encontro em “família”.

Em determinados momentos o coração falou mais alto, perdendo-se alguma objectividade relativamente ao assunto principal da Assembleia, ou seja, consultar os sócios sobre o caminho a seguir: Extinção da SAD e competir nos campeonatos Distritais ou Manutenção da SAD e competir na 2ª Divisão B.

Algumas intervenções levaram até o nosso Presidente Álvaro Braga Júnior, a apresentar a demissão, MAS, para se voltar a candidatar levando assim a que se procedam a eleições. Dessa forma caso exista alguma lista ou movimento que discorde da gestão até agora efectuada, tem assim a oportunidade de exibir as suas ideias ou projectos em vez de murmurar ou criticar apenas porque sim ou para aparecer.

Em minha opinião, o nosso Presidente não quer “abandonar o barco”, mas sim consultar os sócios e saber se realmente estão com ele, pois têm surgido umas vozes dissonantes mas que não têm coragem de dar a cara.

Considero salutar pensar e discutir Boavista, mas, baseado em fundamentos credíveis e não apenas criticar para projecção pessoal, ou querer mostrar-se mais boavisteiro que o vizinho. Todos amamos o Boavista, uns de uma forma outros de outra e não podemos seguir o caminho da crítica fácil. Se existem outros projectos que o apresentem aos sócios, doutra forma só vêm destabilizar. Somos bons mas não somos tantos quanto isso, e nesta fase crucial da vida do Boavista criarem-se divisões não vem ajudar em nada, devemos sim é remar todos no mesmo sentido, pois inimigos já nós temos.

Deu-me a perceber pelo que ouvi do nosso Presidente no fim da Assembleia Geral em declarações à imprensa que é da opinião em ir com a SAD até onde for possível e viável, e sinceramente também é a minha opinião.

Lembro que existe um processo em tribunal interposto pelo Boavista em que mais cedo ou mais tarde, terá que haver uma decisão, e que a ser favorável ao Boavista (se Justiça houver em Portugal), uma pesada indemnização terá que nos ser paga pela Federação, ora com a extinção da SAD, deixa de existir queixoso (SAD Boavista) e nada virá para os cofres do nosso clube.

Esta é uma das muitas razões porque sou contra a extinção da SAD e a ida para os Distritais, e mesmo num panorama muito optimista (de subida de divisão todos os anos), teríamos que lidar à mesma com uma divida a pagar, ou seja, o pagamento do Estádio e que teríamos de o fazer com receitas de campeonato distrital. Acho sinceramente que é um caminho complicado de seguir.

Sou da opinião que devemos continuar a lutar nos tribunais pela Justiça que nos é devida e dentro do possível tentar criar uma equipa competitiva, com a prata da casa e com muitos jogadores nacionais que não se importariam de vestir a nossa prestigiante camisola.

Obviamente os valores apresentados pelo nosso Presidente e que o Boavista tem que pagar para poder competir, são elevados, mas não vamos atirar a toalha para o chão, ainda à espaço para darmos luta a quem nos quer abater.

Apelo também à união de todos os Boavisteiros e acima de tudo que não se dispersem pois queremos todos o mesmo, o bem do nosso Boavista.