4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

domingo, 31 de janeiro de 2010

Boavista: 1 Vizela: 1

Jornada inglória para o nosso Boavista que sem dúvida fez por merecer os 3 pontos em disputa...
O "Mágico Xadrez" alinhou inicialmente com: Avelino, Ribeiro, Jorge Silva, Jorge Rodrigues, André Pereira, Joca, João Dias, Carlos Miguel, Pedrosa, Paulo Campos e Fonseca.
O jogo começou praticamente com o Vizela na frente devido a um golo "madrugador" de Hélio, logo aos 5 minutos em sequência de um cruzamento para a área. Este golo fez estremecer um pouco a nossa equipa, que no entanto, reagiu e foi "atrás do prejuízo".
Com o golo, o Vizela recuou no terreno e o Boavista assume o controlo da partida, andando por várias vezes a bola a "rondar" a baliza vizelense... Fruto desse pendor atacante, os axadrezados aos 37 minutos chegam ao golo do empate através de um fulminante cabeceamento em antecipação de Fonseca, que ao seu melhor estilo repõe a justiça no marcador.
Ainda antes do termo da primeira parte há a destacar a expulsão por acumulação de amarelos de um jogador vizelense, que perto da sua área evita um ataque do Boavista colocando ostensivamente a mão na bola.
No segundo tempo só deu Boavista, podendo até dizer-se que Avelino foi mais um dos cerca de 1500 espectadores que esta tarde se deslocaram ao Estádio do Bessa Séc. XXI. Vários foram os lances protagonizados pelo Boavista neste segundo tempo, havendo a destacar uma jogada individual de André Pereira que à entrada da área remata muito forte tendo a bola caprichosamente ido bater na trave e depois sobre a linha de golo, onde na recarga Paulo Campos envia a bola para o fundo das redes, tendo o árbitro anulado o lance por pretenso fora-de-jogo. Este lance deixa muitas dúvidas pois não pareceu que na altura do remate de André Pereira, Paulo Campos estivesse já à frente dos defesas do Vizela, sendo depois a recarga feita com a bola a vir da trave... Seguiram-se inúmeras oportunidades, destacando-se um cabeceamento de Fonseca, um remate de Paulo Campos, um livre de Ribeiro, e mesmo sobre o fim um remate de Nuno Lopes, além de muitos cruzamentos perigosos para a área, mas a bola parecia não querer entrar, pois ou o guarda-redes vizelense defendia, ou se falhava a direcção da baliza por muito pouco.
Pode-se dizer que foi um empate que soube a pouco, no entanto, deve-se destacar a atitude aguerrida da nossa equipa que deixou tudo em campo...

Todos os resultados da 17ª jornada.

Sp. Espinho 1-0 Moreirense
Paredes 0-0 Lourosa
Aliados Lordelo 1-0 Merelinense
AD Lousada 1-0 Tirsense
Boavista 1-1 Vizela
Vianense 1-1 Ribeirão
Gondomar 2-0 Vieira

INICIADOS: Boavista: 3 Sanjoanense: 3

Pelas 11hoo entraram em campos os nossos Iniciados...
Estes nossos "miúdos" bateram-se bravamente perante uma Sanjoanense que em termos físicos tinha jogadores com maior envergadura, o que nestas idades faz alguma diferença. No entanto, o que comparativamente à Sanjoanense nos faltava em termos de envergadura física, era colmatado com uma superior capacidade técnica e uma vontade acérrima de vencer.
A nossa equipa iniciou o jogo na frente tendo inaugurado o marcador nos primeiros minutos do encontro, no entanto, a Sanjoanense dá a volta ao resultado e termina a 1ª parte a vencer por 1-2. Na segunda parte o Boavista chega ao empate mas poucos minutos depois os visitantes passam de novo para a frente com o 2-3... A partir daí só deu Boavista que se galvanizou com o apoio vindo das bancadas, e já sobre o fim da partida chega ao merecido golo do empate...

Todos os resultados da 18ª jornada:

Gondomar 2-2 Maia
Feirense 1-3 Salgueiros
Leixões 0-6 FC Porto
Boavista 3-3 Sanjoanense
Abambres 1-1 Desp. Aves
Penafiel 1-1 Freamunde

Em termos classificativos o Boavista foi ultrapassado pelo Salgueiros que venceu o seu jogo, caindo o Boavista para a 6ª posição (classificação na coluna da direita). Segue-se agora uma visita ao Desportivo das Aves na próxima jornada.

JUVENIS: Boavista: 2 Leixões: 0

Manhã desportiva no Estádio do Bessa Séc. XXI que se iniciou com o jogo dos Juvenis pelas 09h00...

Com um bonito futebol e grande rigor táctico, o Boavista venceu um Leixões que "vendeu cara a vitória"... A equipa axadrezada apesar de ter sido uma justa vencedora, enfrentou algumas dificuldades impostas pelo Leixões que especialmente no primeiro tempo soube defender-se das "investidas" da nossa equipa, e sempre que podia "espreitava" o contra-ataque... No segundo tempo com naturalidade o Boavista chegou à vantagem, tendo até bisado na partida.

Todos os resultados da 19ª Jornada:

Salgueiros 1-2 Sp. Covilhã
Boavista 2-0 Leixões
Trancoso 0-8 FC Porto
Feirense 1-0 Beira-Mar
Repesenses 2-2 Académica
Candal 4-1 U. Lamas

Na próxima jornada o Boavista tem uma difícil deslocação ao vizinho FC Porto... Pode consultar a classificação actualizada na coluna à direita deste blog.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Boavista vs Vizela (Convocatória)

5 - Jorge Silva
6 - André Pereira
7 - Nuno Lopes
8 - Carlos Miguel
10 - Cadinha
12 - João Dias
13 - Avelino
15 - Edu
16 - Pedrosa
18 - Vítor Hugo
20 - Diogo Leite
22 - Alex
33 - Zé Carlos
25 - Ribeiro
26 - Joca
27 - Paulo Campos
44 - Jorge Rodrigues
47 - Fonseca
85 - Nuno

Portugal fica em 2º no Europeu de Futsal

Portugal chegou a fazer "tremer" a Espanha numa empolgante parte final do encontro, onde participaram 3 jogadores que já vestiram a camisola axadrezada: Joel Queirós, Cardinal e Israel.
Resultado final: Espanha 4 Portugal 2

JUNIORES: Gil Vicente: 1 Boavista: 1

O Boavista obteve um comprometedor empate em Barcelos, que coloca em sério risco a manutenção da nossa equipa na 1ª Divisão Nacional de Juniores. Faltam jogar-se 8 partidas, o que equivale a 24 pontos em disputa. No entanto o cenário não é nada animador, pois estamos a 9 pontos do 10º lugar (ocupado pelo Gil Vicente) que permite a manutenção, atendendo a que descem 6 equipas.

Todos os resultados da 22ª jornada:

Gil Vicente 1-1 Boavista
Gondomar 2-1 Académica
Feirense 1-1 Desp. Aves
Penafiel 0-2 Candal
Salgueiros 0-2 Varzim
V. Guimarães 3-0 Rio Ave
FC Porto 4-0 Merelinense
Leixões 3-1 Sp. Braga

Classificação pode ser consultada na coluna à direita do "The Boavista Footballers".

FUTSAL: Boavista: 3 Foz: 5

Pela terceira vez nesta época o Boavista defrontou o Foz (uma delas para a Taça de Portugal), e pela segunda vez perdemos... A nossa equipa com o equipamento alternativo (amarelo) entrou algo desconcentrada na partida e fruto de um erro defensivo sofreu o 0-1. Pouco tempo mais tarde através de um livre o Foz bisava na partida, terminando assim a primeira parte com o resultado em 0-2.
No segundo tempo o Boavista entrou a dominar sem no entanto traduzir esse domínio em golos. Contra a "corrente do jogo" o Foz chegou ao 0-3 e na resposta o jogador do Boavista "Preto" esteve a milímetros do golo, que apenas por infelicidade não aconteceu. Quase de seguida o golo boavisteiro acontecia mesmo, colocando o placard em 1-3.
A parte final do encontro foi de grande emoção e algo inglória para os jogadores boavisteiros terminando o jogo com um resultado de 3-5, tendo o Boavista marcado apenas 3 golos muito por mérito do guarda-redes do Foz que protagonizou uma excelente exibição.
Esta vitória vem complicar as contas do Boavista, colocando mesmo em perigo a manutenção nesta divisão. Segue-se agora a deslocação a um adversário directo, a Juvenorte, na 15ª jornada.

INFANTIS: Boavista: 2 Salgueiros: 0

Um golo em cada parte ditaram mais uma vitória dos jovens boavisteiros que com este resultado sobem ao 3º lugar da tabela classificativa. O Salgueiros deu uma excelente réplica mas o Boavista não se deixou surpreender e impôs a sua superior qualidade.

Resultados da 21ª Jornada:
Coimbrões 2-2 Avintes
Boavista 2-0 Salgueiros
Varzim 1-1 FC Porto
Candal 2-0 Valadares
Maia 0-0 Oliv. Douro
Arcozelo 3-0 Progresso
Leixões 0-3 Trofense
Rio Ave 3-0 Grijó
Classificação:

1 FC Porto 59
2 Trofense 49
3 Boavista 48
4 Varzim 47
5 Leixões 41
6 Coimbrões 33
7 Arcozelo 29
8 Maia 27
9 Candal 27
10 Avintes 26
11 Rio-Ave 23
12 Oliv. Douro 22
13 Salgueiros 17
14 Progresso 15
15 Valadares 12
16 Grijó 0

Na próxima jornada os axadrezados deslocam-se ao terreno do último classificado Grijó.

2 Boavisteiros na convocatória da Selecção Nacional de Sub-17

A Selecção Nacional de Sub-17 treinada por Rui Bento vai reunir-se nos dias 2 e 3 de Fevereiro para preparar a participação no Torneio Internacional do Algarve, que vai decorrer entre 13 e 16 do mesmo mês, e que contará ainda com as presenças das selecções de França, Inglaterra e Ucrânia.
Do nosso Boavista foram convocados André Gomes e Mário Pereira...

Árbitros para a 17ª Jornada da 2ª Divisão, Zona Norte

Espinho - Moreirense / Pedro Maia (AF Porto)

Paredes - Lourosa / Hélder Malheiro (AF Lisboa)

Aliados - Merelinense / Jorge Maia (AF Santarém)

Lousada - Tirsense / João Lamares (AF Porto)

Boavista - Vizela / Luís Maria (AF Lisboa)

Vianense - Ribeirão / Hélder Pardal (AF Santarém)

Gondomar - Vieira / António Costa (AF Aveiro)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Grupo Desportivo Milhão visita Estádio do Bessa Sec XXI

No dia 25 de Janeiro o "The Boavista Footballers" publicou um post relacionado com o Grupo Desportivo de Milhão (a equipa transmontana que veste de xadrez), e é com grande agrado que hoje no site oficial do grande Boavista FC vejo publicada uma notícia informando a visita deste clube ao Estádio do Bessa já no próximo jogo perante o Vizela... Não sei se o post aqui inserido pelo "The Boavista Footballers" teve alguma influência, se teve fico muito satisfeito, pois considero esta uma atitude de grande carácter da nossa direcção, que assim demonstra que continuamos grandes e valorizamos quem gosta do nosso Boavista.
Parabéns Boavista.

Notícia do site oficial do Boavista FC:

"Domingo, dia 31 de Janeiro, o Boavista terá a honra de receber em sua casa o Grupo Desportivo Milhão, para assistir ao jogo que defronta com a equipa de Vizela. Recentemente, os dirigentes do grupo desportivo da freguesia do concelho de Bragança, manifestaram num programa de televisão da RTPN a vontade de fazer parte da nossa família revelando o desejo de criarem uma filial do Boavista FC. É com muita honra e emoção que acolhemos, no prôximo jogo, o Grupo desportivo. É nas horas difíceis que vemos os nossos amigos e recordamos a todos que estamos sempre de portas abertas para acolher mais adeptos, simpatizantes ou apenas curiosos. Porque a nossa força constrói-se por todos"

FUTEBOL FEMININO: Novo Blog

O Futebol Feminino do Boavista FC, modalidade com grande tradição no nosso clube, passa desde agora a ter um blog específico deste departamento. Pode ser consultado no espaço "Universo Axadrezado" localizado na coluna à direita do "The Boavista Footballers".
De referir também que a nossa equipa nesta jornada desloca-se ao terreno do 3º classificado Oliveirense.

Hoje no "Jornal de Notícias"

"Panterinhas" erguem orgulho axadrezado

O Boavista passou por uma grande revolução, mas a formação conseguiu manter-se à tona, mostrando que continua disposta a dar ao futebol português jovens talentos. E o melhor exemplo é o que sucede nos Juniores B, que estão no segundo lugar e se preparam para passar à segunda fase do Campeonato Nacional.

"Tenho muito orgulho em jogar neste grande clube. Já viveu momentos melhores, mas com o tempo vai voltar lá cima e ter grandes momentos de alegria", projecta o central Tiago Sousa, 16 anos, avançando que o emblema continua a impor respeito.

O médio André Gomes, 16 anos, refere que aprendeu muito com o clube e aconselha outros atletas a irem para o Bessa. "Tem uma cultura muito grande e uma força que ninguém imagina. Apesar dos problemas que tem, o Boavista continua em alta", anota o jovem admirador de Zidane. O sucesso da equipa deve-se, segundo o trinco Mário Pereira, ao "espírito de sacrifício, muito amor ao futebol e ao clube". "Não temos as mesmas condições dos outros, mas isso dá-nos mais força para trabalharmos mais todos os dias e ganharmos", explica.

Os três capitães estão em sintonia quanto aos objectivos: a passagem à segunda fase. E, quem sabe, o título no escalão... "O Boavista ganhou uma vez, está na hora de ganhar a segunda", atira Mário, para André completar: "Muita gente não está ciente das capacidades que o clube tem. Atravessa uma fase muito complicada, mas estamos cá nós, formação, para ajudar e contribuir para que volte aos principais escalões".

Nomes como o de João Vieira Pinto, Nuno Gomes, Bosingwa, Raul Meireles, Pedro Emanuel ou Petit são motivação extra para os jovens deixarem tudo em campo. "Dão-nos mais força para lutarmos para chegar ao topo", diz Tiago Sousa, cujo ídolo é Puyol.

Formação excelente

O treinador, Nuno Correia, é o responsável por unir o grupo em torno da meta traçada no início da época, a segunda fase. Mas isso é algo que as panteras têm conseguido fazer, pois são segundos na Série B, fruto da "qualidade do plantel". "Somos uma equipa sólida e estamos a caminhar para o sítio certo", argumenta o treinador, explicando que o Boavista tem uma grande vantagem: "Possui uma formação excelente. Os jovens que estão comigo percebem o que é o clube e têm sempre muito presente o que é jogar e ser do Boavista".

plantel - Guarda-redes: Tiago Pinto e David Silva. Defesas: Cláudio, Tiago Sousa, Tito Sá, Pedro Rodrigues, Adérito Pedrosa, Rafael Sardinha e Rúben Baptista. Médios: André Gomes, Rui Moura, Mário Pereira, Wendel Dias, Bruno João e Bruno Silva. Avançados: José Martins, Luís Gonçalves, Leandro Eduardo, Joel Oliveira, Flávio Cardoso e Miguel Reis. Equipa Técnica: Nuno Correia (Treinador), Luís Galhano (Adjunto), Luís Machado (Trein. Guarda-redes) e Tiago Branco (Técnico de Estatísticas).


PARA VERES O VÍDEO BASTA ENTRARES NESTE LINK:
Mini-estádio: Jovens querem reerguer Boavista - JN

Boavista vs Vizela
Domingo todos ao Bessa para defendermos as nossas cores.
Não faltes!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O dinheiro que nunca recebemos...

The Boavista Footballers apoia PORTUGAL


No Europeu de Futsal, Portugal atingiu a final da prova ao vencer esta tarde o Azerbeijão... O derradeiro jogo será com a Espanha.

Este já é meu...

De forma a ajudar o nosso clube, na compra do teu bilhete não deixes de comprar também o cachecol...

Boavista vs Vizela (Preços dos Bilhetes)

(Para ampliar clica na imagem)

FUTEBOL FORMAÇÃO: Agenda

. JUNIORES: Nacional, 1ª Divisão, Zona Norte
. Gil Vicente vs Boavista
. Sábado, 15h00, Estádio Adelino Ribeiro Novo

. JUVENIS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Boavista vs Leixões
. Domingo, 09h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Boavista vs Sanjoanense
. Domingo, 11h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
. Boavista vs Salgueiros
. Sábado, 15h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

. INFANTIS 7A: Distrital, Série 1
. Boavista vs Perafita
. Sábado, 14h00, Complexo Desportivo ARDC Gondim - Maia

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
. Boavista vs EF Macieira
. Sábado, 13h15, Campo Academia da Bola

. ESCOLAS 7A: Distrital, Série 1
. Boavista vs Superball
. Sábado, 10h30, Complexo Desportivo ARDC Gondim - Maia

. ESCOLAS 7B: Distrital, Série 2
. Alfenense vs Boavista
. Sábado, 14h00, Campo Desportivo de Alfena

FUTSAL: Agenda

. Seniores:
. 14ª Jornada do Camp. Nacional 2ª Divisão, Série A
. BOAVISTA FC vs Foz
. Sábado, 16:00h, Pavilhão do Viso - Porto

. Juniores:
. 20ª Jornada do Camp. Distrital AF PORTO 1ª Divisão
. BOAVISTA FC vs Alameda do Cedro
. Sábado, 19:00h, Pavilhão Fontes Pereira Melo - Porto

. Juvenis:
. 18ª Jornada do Camp. Distrital AF PORTO 1ª Divisão
. BOAVISTA FC vs Alpendorada
. Domingo, 12:00h, Pavilhão Viso - Porto

. Iniciados:
. 14ª Jornada do Camp. Distrital AF PORTO 1ª Divisão
. Alpendorada vs BOAVISTA FC
. Sábado, 19:00h, Pavilhão Esc. EB 2/3 de Alpendorada

. Infantis:
. 14ª Jornada do Camp. Distrital AF PORTO 1ª Divisão
. BOAVISTA FC vs Miramar
. Sábado, 16:30h, Pavilhão Escola F. Torrinha - Porto

. Escolas:
. 15ª Jornada do Camp. Distrital AF PORTO Serie 1
. Pedras Rubras vs BOAVISTA FC
. Domingo, 10:30h, Pavilhão Municipal Moreira da Maia

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Antevisão da 17ª Jornada.

Boavista vs Vizela

Esta é a primeira de 13 finais para o Boavista, digo isto porque estamos necessitados de pontos, e para que não andemos com a "máquina de calcular" nas últimas jornadas onde normalmente acontecem resultados e arbitragens "estranhas", (temos o exemplo da época transacta), devemos desde já tentar começar a consolidar a permanência nesta divisão... Pela frente teremos um Vizela que em minha opinião já se encontra arredado da luta pelo título, no entanto, é uma equipa com valor e que sofre poucos golos, sendo até ao momento a 2ª melhor defesa com apenas 11 golos sofridos.

Sp. Espinho vs Moreirense

Em minha opinião o Sp. de Espinho tem potencial para travar a "máquina" Moreirense, pois é uma equipa com potencial mas que não conhece o sabor da vitória à já 6 jornadas, e por isso está necessitada de pontos para que não se junte ao pelotão do fundo da tabela classificativa. O Moreirense inicia o 1º de 2 jogos seguidos fora, e apesar da confortável margem de pontos que tem perante o Gondomar, sabe que esta equipa está à espreita de um seu deslize. Considero este um jogo difícil para o Moreirense.

Paredes vs Lourosa

Joga o 9º classificado (Paredes), contra o 10º (Lourosa)... O Paredes interrompeu um série de 4 vitórias consecutivas em Moreira de Cónegos, mas agora perante o seu público tentará por certo retomar a rota dos bons resultados. O Lourosa que folgou na semana passada, volta à competição nesta jornada e tem pela frente um difícil jogo. Pelo menos pontuar em Paredes é importante para o Lourosa, pois o leque de equipas que lhe segue atrás é muito vasto e ameaça ultrapassar esta equipa.

Aliados de Lordelo vs Merelinense

O Aliados de Lordelo é um caso atípico, isto porque apesar de ser o antepenúltimo classificado, é no entanto a 3ª melhor defesa da prova com apenas 12 golos sofridos! A grande dificuldade está no ataque, pois é o pior ataque desta divisão com apenas 8 golos marcados, não concretizando já à 4 jornadas... O Merelinense vive um excelente momento, no entanto Lordelo é sempre um terreno complicado e atendendo à carência de pontos dos locais, que garantidamente dificultarão a "missão" do Merelinense, por certo um empate para esta equipa do concelho de Braga já não seria um mau resultado.

AD Lousada vs Tirsense

A 2ª pior defesa da prova (AD Lousada), recebe o 2º melhor ataque (Tirsense). A AD Lousada é uma das piores defesas da competição, e para isso muito contribuíram os 4 golos sofridos em Santo Tirso na 1ª volta. Nesta jornada os lousadenses têm pela frente uma difícil partida perante o Tirsense que é em minha opinião um candidato "camuflado", isto porque "sem que se dê por isso" aproxima-se a olhos vistos do topo da classificação.

Vianense vs Ribeirão

Um motivador empate na semana anterior, pode servir de mote ao Vianense que continua em situação intranquila na tabela classificativa. Pela frente tem mais um adversário de "peso" que apesar dos seus "altos e baixos" continua a ser uma das mais fortes formações desta divisão. Um bom jogo em perspectiva.

Gondomar vs Vieira

O Gondomar só pode pensar em vencer para continuar a bom ritmo a perseguição ao líder. Caso o resultado desta jornada seja qualquer outro que não a vitória, a equipa da "capital do ouro" pode perder definitivamente a possibilidade de atingir o 1º lugar, assim como pode até perder a actual 2ª posição. A situação do Vieira não está fácil e este jogo por certo não vem em boa altura. Os "canarinhos" apesar de não serem os favoritos aos 3 pontos neste jogo, têm qualidade para surpreender e se o fizerem ganham um enorme "balão de oxigénio" para o resto do campeonato.

Padroense: Folga

VOLEIBOL: Agenda para o fim-de-semana

. Seniores: Boavista FC vs CF Belenenses
. 31-01-2010, 15h00, P.V.Caminha

. Juvenis: CAT vs Boavista FC
. 31-01-2010, 15h00, EB 2/3-S.R.Coronado

. Iniciadas: CD Fiães vs Boavista FC
. 31-01-2010, 17h00, Casa do Povo

. Infantis: Boavista FC vs Esc. Lamaçães
. 30-01-2010, 15h00, P.V.Caminha

Rui Moreira volta a defender Boavista.

No programa "Trio D'Ataque" exibido na RTPN, o Dr Rui Moreira voltou a defender a "causa boavisteira" afirmando que as escutas fizeram "desaparecer" o Boavista...
Contextualizando estas palavras, o Dr. Rui Moreira demonstrou a sua incredibilidade pela punição ao Boavista perante uma situação que (dentro do muito específico mundo do futebol) era habitual à época, ou seja, a tentativa dos dirigentes tentarem ter a apitar os jogos dos seus clubes os árbitros da sua preferência. Todos o faziam, todos sem excepção.
Existem escutas envolvendo o Porto, Benfica, Leiria com os mesmos propósitos... Se o conselho de justiça queria actuar dessa forma, porquê só o Boavista foi punido com uma descida administrativa de divisão?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mais pormenores...

João Loureiro ouvido durante duas horas e meia

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, foi hoje ouvido durante mais de duas horas e meia no Tribunal de São João Novo, no Porto, no âmbito do julgamento em que é acusado de fraude e abuso de confiança fiscal.

O antigo dirigente prestou declarações durante toda a manhã, tendo começado por ser interrogado pela procuradora Elisa Cardoso, do Ministério Público, nomeadamente sobre o modo como geriu a SAD boavisteira.

Loureiro disse que tinha o pelouro da venda e compra de futebolistas e reafirmou que a questão do “pagamento do IRC nem se colocava” antes da SAD ser alvo de uma inspecção das Finanças que detectou irregularidades fiscais.

O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto acusa agora João Loureiro e mais dois administradores da SAD, Carlos Pissara e Vítor Borges, de terem lesado o fisco em 3,4 milhões de euros, por não terem entregue dinheiros relativos a IRC, IRS e imposto de selo entre 2001 e 2004.

Na primeira sessão, há uma semana, Loureiro já tinha afirmado que o Boavista não pagou IRC apenas por desconhecimento e hoje, inquirido pelo seu advogado, Lourenço Pinto, disse que nunca ninguém o alertou para o facto de estarem ser cometidas infrações.

“Não tínhamos consciência” dessa obrigação, insistiu hoje, esclarecendo que o valor acordado com um clube ou um agente para a compra de um jogador não contemplava os 15 por cento que o fisco reclama para o IRC.

João Loureiro afirmou também que o título de campeão nacional conquistado em 2001 teve “mais custos do que benefícios” para o Boavista, porque os prémios pagos aos jogadores atingiram entre “2,5 milhões a três milhões de euros”.

Com dívidas ao Fisco e também à Segurança Social, agravadas por crescentes dificuldades financeiras, a SAD "axadrezada" requereu um Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC) para regularizar a sua situação, ao abrigo do qual, segundo João Loureiro, pagou cerca de “dois milhões de euros” durante 20 meses.

A aprovação do PEC teve como contrapartida a renúncia de Vítor Borges, o administrador com o pelouro financeiro, que, todavia, permaneceu na SAD com outro cargo, mas com funções praticamente iguais.

Questionado sobre o motivo porque não foi ele a renunciar ao cargo, Loureiro respondeu que a sua continuidade era “uma garantia de estabilidade” perante os credores.

Loureiro disse ainda ter prestado “garantias pessoais” para ajudar o Boavista, sob a forma de “um aval” seu e da sua mulher, que hoje, disse, lhe custam uma prestação mensal que “varia entre três mil e quatro mil euros”, a pagar durante vários anos.

O ex-presidente do Boavista contou também que os administradores remunerados, Carlos Pissarra e Vítor Borges, abdicaram durante algum tempo de receber os seus salários, que, começaram por rondar os dois mil euros mensais líquidos, tendo mais tarde subido para mais de três mil euros.

Pela primeira vez neste julgamento, falou-se do então director-geral da SAD, Paulo Gonçalves, e do seu protagonismo, por exemplo, como “negociador principal” do PEC junto do IAPMEI.

Carlos Pissarra prestou declarações já depois do almoço e afirmou que Vítor Borges tinha conhecimento “parcial” de algumas situações, pois quem tratava delas era “Paulo Gonçalves”.

Pissarra, que tutelava os pelouros jurídico, logístico e comercial, disse que só se lembra de “uma reunião formal” da administração da SAD boavisteira, que foi “a primeira", mas referiu que assinou de uma só vez várias actas do mesmo órgão.

O mesmo administrador admitiu igualmente ter assinado vários cheques “de cruz, sem sequer saber a que se destinavam”, o que levou Lourenço Pinto a perguntar-lhe como podia ele fazer isso, “como vogal do conselho de administração”.

A sessão terminou já por volta das 17:30, tendo ficado assente que o julgamento prosseguirá no dia 2 de Fevereiro, a partir das 09:45.

Mais um blog boavisteiro...

Dentro Universo de blogs relacionados com o Boavista, o "The Boavista Footballers" teve recentemente conhecimento do surgimento de mais um blog, que neste caso está direccionado à modalidade de Andebol do Boavista, nomeadamente ao escalão de Juvenis.
Este blog tem o nome de "Blog Elisa - Boavista", e podem visitá-lo através do espaço "mais Boavista" que se encontra na coluna da direita do "The Boavista Footballers"... Aí encontrarão o respectivo link de acesso.

Mais uma prova de que os boavisteiros estão vivos e activos em prol do clube. Força Boavista...

Notícia publicada hoje no Jornal Record...

"João Loureiro reafirma dificuldades de tesouraria
EX-LÍDER DO BOAVISTA TERMINOU DEPOIMENTO SOBRE ABUSO DE CONFIANÇA FISCAL

João Loureiro terminou hoje de manhã, no Tribunal de São João Novo, no Porto, o seu depoimento a propósito dos crimes de abuso de confiança fiscal de que está acusado na condição de presidente do Boavista e da SAD.

O antigo presidente reafirmou as dificuldades de tesouraria do clube e da SAD para explicar o atraso nos pagamentos fiscais que resultaram nesta acusação.

Dando o exemplo do volume financeiro movimentado pela SAD, João Loureiro revelou que na época em que o Boavista foi campeão nacional, em 2000/01, teve de pagar, só em prémios, uma quantia entre os 2,5 e os 3 milhões de euros.

No banco dos réus, sentam-se também os ex-administradores da SAD Carlos Piçarra e Vítor Borges, e também o atual presidente do clube e da SAD, Álvaro Braga Júnior."


Só esperemos que os Tribunais tenham o "bom senso" de "separar as águas", ou seja, em caso de condenação esperemos que condenem individualmente quem geria o clube na altura dos factos, e não prejudiquem ou envolvam a instituição Boavista...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Milhão, a equipa transmontana que veste de xadrez...



O Grupo Desportivo de Milhão é uma equipa transmontana que pertence à Associação de Futebol de Bragança, presidido por uma Senhora de nome Paula Baptista. Esta equipa fundada em 1987, conta com uma legião de cabo-verdianos, 5 ao todo, além de 1 brasileiro e 1 francês, que juntamente com os 16 portugueses do plantel lutam pelos melhores resultados possíveis na Divisão de Honra da AF Bragança.
O que leva o "The Boavista Footballers" a escrever sobre esta equipa do "Milhão", é o facto de recentemente terem optado por vestir "à Boavista", pois apesar de ser um clube jovem (fundado em 1987), o GD Milhão esteve inactivo durante os últimos anos e por mera "carolisse" da sua Presidente e treinador, decidiram no ano transacto trazer o futebol à freguesia transmontana de Milhão, tendo começado a competir nesta época de 2009/2010.
Assim sendo optaram por ter uma nova imagem que o seu treinador Luís Santos em declarações ao programa "Liga dos Últimos" assumiu ter sido escolhida em função do grande Boavista FC, atendendo a que considera ser um grande clube do futebol português, tal como deseja a rápida recuperação relativamente ao período "menos bom" que o clube está a viver.
Numa altura em que é quase preciso ter coragem para ser Boavisteiro, e em que alguns escondem o seu "boavisteirismo", penso que esta opção do Milhão é digna de registo por mais humilde que seja este grupo desportivo. De registar é também o facto do GD Milhão ter o desejo de se tornar filial do Boavista FC.
O "The Boavista Footballers" em jeito de agradecimento sempre que oportuno acompanhará os resultados deste clube transmontano, que ocupa o 13º lugar (em 14 equipas) da Divisão de Honra da AF Bragança. Nesta semana o "Milhão" perdeu por 6-1 no terreno do Alfandeguense, voltando à competição no dia 7 de Fevereiro novamente na condição de visitante perante o 1º classificado Argozelo...

Vítor Paneira participa em jogo de solidariedade.

O Treinador do Boavista Vítor Paneira participou hoje num jogo de solidariedade organizado pelas Nações Unidas intitulado "Jogo contra a pobreza", que organizou assim a sua 7ª edição no recinto do Estádio da Luz, e que este ano é direccionada às recentes vítimas da catástrofe no Haiti.
O nosso Mister alinhou pelo "Benfica All Stars", atendendo a que este clube lisboeta foi o mais emblemático da sua carreira como atleta. Enquanto as pernas o permitiram, Vítor Paneira protagonizou pelo menos duas idas à linha pela faixa direita, e numa delas criou bastante perigo na área dos "Amigos de Zidane" devido a um seu cruzamento com "conta, peso e medida". Saiu entretanto à meia hora de um jogo efectuado com grande descontracção e boa disposição.
É o menos importante neste género de jogos, no entanto aqui fica a informação do resultado final:
Benfica All Stars: 3 Amigos de Zidane: 3.

Análise da 16ª jornada

O Tirsense com um orçamento claramente inferior ao dos outros clubes que lideram a 2ª Divisão Zona Norte, com esta vitória sobre o Boavista consegue ultrapassar o Vizela, e pode mesmo ter uma "palavra a dizer" no que diz respeito à subida de divisão. O nosso Boavista acumulou mais um desaire desta vez com a "atenuante" de o jogo ser perante uma equipa do topo da tabela. A equipa axadrezada é assim "arrastada" para o último lugar da classificação, e deve desde já começar a encarar todos os futuros jogos como de finais se tratassem, ou seja, com uma atitude de quem tudo tem que fazer para obter o sucesso, que neste caso é "apenas" a manutenção...

O Moreirense começou o jogo a perder mas fruto de uma superior qualidade virou o resultado e quebrou a excelente série de vitórias do Paredes, mantendo assim uma confortável vantagem de 8 pontos em relação ao Gondomar. O Paredes que foi até ao momento a única equipa que venceu o Moreirense (na 1ª jornada), saiu no entanto dignamente deste encontro, deixando boas perspectivas para o futuro.

O Padroense voltou às vitórias e "salta" assim para o 7º lugar da classificação. Em curva descendente está o Aliados de Lordelo, que acumula já 4 derrotas consecutivas onde também não marcou qualquer golo.

O Merelinense não "deixa créditos em mãos alheias" e vai fazendo "o seu campeonato", onde há a destacar as recentes 3 vitórias consecutivas que "catapultaram" a equipa de Merelim para um excelente 6º lugar. A AD Lousada que neste "mercado de Inverno" é das equipas mais activas nesta divisão, saiu derrotada de Merelim, mas já provou que está a trabalhar para ficar nesta divisão sendo um adversário a ter em conta para qualquer equipa.

Em minha opinião o Vizela com este empate diz adeus à luta pelo título, tendo até a equipa vizelense "caído" para o 4º lugar da classificação, estando agora a uns longínquos 11 pontos do líder Moreirense. O Vianense com este empate põe termo a séria negra de 5 derrotas consecutivas, e consegue uma "vitória moral" pois empatou num terreno extremamente complicado de se conseguir pontos.

O Ribeirão não conseguiu impor-se às ambições gondomarenses, e perdeu no seu terreno perante a equipa com melhores condições neste momento para tentar "destronar" o líder Moreirense. Ambas as equipas mantiveram o mesmo lugar na classificação.

Como havia dito na antevisão o empate favorecia mais a equipa do Espinho que estreou novo treinador, no entanto, a equipa do Vieira com este ponto obtido "larga" o último lugar sendo no entanto pouco para quem quer a manutenção. O Sp. Espinho desce para o 8º lugar e na próxima semana recebe o Moreirense, podendo aqui fazer "estremecer" um pouco o "quase imaculado" campeonato que têm vindo a fazer os homens de Moreira de Cónegos.

ANDEBOL: Resultados












. JUNIORES
. BOAVISTA 33 - SANJOANENSE 36
. JUVENIS
. PENEDONO 32 - BOAVISTA 26
. INICIADOS
. BOAVISTA 20 - ALAVÁRIUM 22
.
INFANTIS
. BOAVISTA 22 - PORTO 27

FUTSAL: Braga: 4 Boavista: 2

O Boavista perdeu por 4-2 com o Sporting de Braga, neste que era um jogo com alto grau de dificuldade. Com esta derrota o "Mágico Xadrez" vê aproximar-se as equipas do fundo da tabela, e para evitar dissabores é muito importante vencer já na próxima jornada os "vizinhos" do Foz, para consolidarmos a nossa posição na tabela classificativa.

Todos os resultados da jornada 13:

Sp. Braga 4-2 Boavista
Rio Ave 8-1 Juvenorte
Farlab 1-1 Nogueiró
Modicus 4-0 AA Leça
Gafanha 5-1 CF Nogueirense
Piratas de Creixomil 2-2 Lamas Futsal
Viseu Futsal 4-4 Foz

A classificação actualizada encontra-se visível na coluna à direita.

FUTSAL: Resultados da Formação









. JUNIORES
. PINHEIRENSE 1 BOAVISTA 5
. JUVENIS
. LEÕES VALBOENSES 2 BOAVISTA 6
. INICIADOS
. MIRAMAR 1 BOAVISTA 2
. INFANTIS
. AC. LEÇA 1 BOAVISTA 0
. ESCOLAS
. BOAVISTA 4 MIRAMAR 2

FUTEBOL FEMININO: Boavista: 5 Ponte Frielas: 0

O Boavista goleou o Ponte Frielas por 5 bolas a zero e ascendeu ao 6º lugar, estando apenas a 3 pontos dos 5 primeiros lugares da tabela classificativa.
O próximo embate é já no próximo fim-de-semana, e a nossa equipa desloca-se ao difícil terreno da Oliveirense. Acreditamos num resultado positivo, força Boavista...

Todos os resultados da 14ª jornada:

Murtoense 2-3 Oliveirense
Boavista 5-0 Ponte Frielas
Escola 1-2 1º Dezembro
Leixões 6-0 Casa Povo Martim
Clube de Albergaria 0-0 Cadima

A classificação actualizada é informada na coluna da direita deste blog.

VOLEIBOL: Juv. Pacense: 3 Boavista: 1

Era um jogo importante para o Boavista pois a Juventude Pacense estava a apenas um ponto de distância na tabela classificativa. Com esta derrota a nossa equipa cai até um lugar na classificação, passando do 7º para o 8º lugar.
Na próxima jornada o Boavista recebe a formação do Beleneneses, que é o actual 2º classificado. Força Panteras...

Todos os resultados:

. Juv. Pacense: 3 Boavista : 1
. 25-21 / 20-25 / 25-16 / 25-23 Totais: 95-85

. Lusófona 3 Académica 2
. 25-18 / 23-25 / 25-18 / 24-26 / 15-12 Totais: 112-99

. Juvetude: 1 Belenenses 3
. 15-25 / 24-26 / 25-23 / 20-25 Totais: 84-99

. V. Guimarães: 3 Póvoa: 0
. 25-22 / 25-16 / 25-20 Totais: 75-58

. Arcozelo: 0 Santo Tirso 3
. 17-25 / 22-25 / 21-25 Totais: 60-75

Classificação actualizada apresentada na coluna da direita deste blog.

VOLEIBOL: Resultados da Formação


Juvenis:
Boavista FC 0 Esmoriz GC 3
Iniciadas:
Boavista FC 0 SC Espinho 3
Infantis:
Vilacondense 3 Boavista FC 0

domingo, 24 de janeiro de 2010

FUTEBOL FORMAÇÃO: Resultados

4 vitórias, 3 derrotas e 1 empate são os números desta semana desportiva no que diz respeito à nossa formação ao nível do futebol. No geral não foi uma jornada "famosa", mas ainda assim acabamos por conseguir mais vitórias do que derrotas. Aos que jogaram e aos que por um ou outro motivo não foram convocados para esta jornada, o meu muito obrigado pela "defesa" da nossa camisola e cores...

. JUNIORES: Nacional, 1ª Divisão, Zona Norte
. Braga: 3 Boavista: 0
. 13º lugar em 16 equipas

. JUVENIS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Covilhã: 0 Boavista: 2
. 2º lugar em 12 equipas

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Porto: 6 Boavista: 1
. 5º lugar em 12 equipas

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
. Avintes: 1 Boavista: 2
. 4º lugar em 16 equipas

. INFANTIS 7A: Distrital, Série 1
. Salgueiros: 1 Boavista: 5
. 4º lugar em 12 equipas

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
. Maia: 0 Boavista: 0
. 5º lugar em 13 equipas

. ESCOLAS 7A: Distrital, Série 1
. Boavista: 4 Foz: 0
. 4º lugar em 16 equipas

. ESCOLAS 7B: Distrital, Série 2
. Rio-Ave: 6 Boavista: 1
. 14º lugar em 16 equipas

Tirsense: 2 Boavista: 0

Dois golos marcados no primeiro tempo sentenciaram um jogo efectuado num péssimo relvado, em que o Boavista não conseguiu impor-se a um Tirsense que com esta vitória atinge o 3º lugar da classificação. A nossa equipa assume assim a "lanterna vermelha" apesar de estarmos a apenas 2 pontos dos lugares acima da "linha de água".
Faltam agora disputar 13 jogos onde estão em questão 39 pontos. Desses 13 jogos, 8 serão no Estádio do Bessa Séc. XXI o que poderá ajudar às aspirações da nossa equipa. Há no entanto que melhorar certos os índices de rentabilidade da equipa, pois temos apenas 14 golos marcados o que se traduz numa média de 0,93 golos em 15 jogos, contra 22 golos sofridos que se traduz numa média de 1,47 golos nesses mesmos 15 jogos.
No jogo desta tarde a equipa inicial foi a seguinte: Avelino, Ribeiro, Jorge Rodrigues, José Carlos, André Pereira, Edu, Carlos Miguel, Nuno Lopes, Pedrosa, Paulo Campos e Fonseca.

Resultados da 16ª jornada

Tirsense 2-0 Boavista
Moreirense 3-1 Paredes
Padroense 1-0 Aliados Lordelo
Merelinense 1-0 AD Lousada
Vizela 1-1 Vianense
Ribeirão 1-2 Gondomar
Vieira 1-1 Sp. Espinho

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Santo Tirso
Início da 2ª volta
O Boavista conta contigo,
não faltes...

Antevisão da 16ª Jornada.

Tirsense vs Boavista

Não sendo um jogo decisivo é apesar de tudo um jogo muito importante para o Boavista... O Tirsense está a fazer um campeonato tranquilo e pode enfrentar a nossa equipa sem o acréscimo de pressão que têm as equipas que necessitam de pontuar. Uma dessas equipas que precisa de pontos é o nosso Boavista, de forma a que não se crie um "fosso pontual" relativamente a outros adversários que também lutam pela manutenção. O 4º lugar ocupado pelo Tirsense faz antever um jogo muito difícil, no entanto, o Boavista parece até ter melhor "performance" quando defronta as ditas "melhores equipas", talvez por estas são se remeterem apenas ao contra-ataque e assumirem também as "despesas do jogo".

Moreirense vs Paredes

Após uma folga, o Moreirense volta à competição e parte para este segundo "round" com uma confortável vantagem sobre os seus mais directos adversários. Apesar de tudo as contas são feitas apenas no fim, e o Moreirense nesse capítulo não pode facilitar pois ainda falta muito campeonato. O Paredes tentará em Moreira de Cónegos pelo menos empatar, mas "ouro sobre azul" seria vencer e conseguir assim a sua 5ª vitória consecutiva.

Padroense vs Aliados de Lordelo

O Padroense quererá já nesta jornada redimir-se do desaire da semana passada. Os homens de Padrão da Légua têm pela frente uma equipa que em virtude de ter jogado nesta quarta-feira para a Taça de Portugal poderá acusar algum desgaste, antevendo-se no entanto um jogo equilibrado.

Merelinense vs AD Lousada

O Merelinense volta a jogar em sua casa e caso vença obtém a sua 3ª vitória consecutiva, começando assim a "dar forma" a uma segunda volta tranquila. No entanto, a equipa de Merelim por certo estará com grandes cautelas, pois a AD Lousada vem de uma vitória (com goleada) fora de casa, e está já à 2 jogos consecutivos sem sofrer golos.

Vizela vs Vianense

O Vizela já não tem espaço para resultados negativos caso queira lutar pelo título. Para este jogo os vizelenses são favoritos, mas o Vianense que leva já 5 derrotas consecutivas, irá tentar através de um resultado positivo iniciar a sua recuperação. Se o Vizela jogará com a pressão de vencer para se manter na corrida ao 1º lugar, o Vianense jogará também pressionado a pelo menos pontuar pois pode até cair na última posição.

Ribeirão vs Gondomar

O Ribeirão já não perde à 6 jogos e apesar dos muitos empates, ocupa para já uma posição tranquila na tabela classificativa, podendo encarar este jogo com boas perspectivas mesmo tendo pela frente um candidato à subida. O Gondomar caso não vença pode ser ultrapassado pelo Vizela ficando assim mais longe dos seus objectivos.

Vieira vs Espinho

Defrontam-se duas equipas que mudaram de treinador recentemente, tudo isto, com o objectivo de conseguirem melhores resultados do que aqueles que têm vindo a fazer. No entanto, nesta jornada um destes novos "timoneiros" terá que adiar o regresso às vitórias, sendo o empate mais favorável ao Sp. Espinho atendendo a que joga na condição de visitante.

Lourosa: Folga

FUTEBOL FORMAÇÃO: Agenda

. JUNIORES: Nacional, 1ª Divisão, Zona Norte
. Braga vs Boavista
. Sábado, 15h00, Estádio 1º de Maio

. JUVENIS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Covilhã vs Boavista
. Sábado, 15h00, Estádio Municipal José S. Pinto

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Porto vs Boavista
. Sábado, 15h00, Centro de Estágio do Olival

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
. Avintes vs Boavista
. Sábado, 15h00, Campo do Avintes

. INFANTIS 7A: Distrital, Série 1
. Salgueiros vs Boavista
. Sábado, 16h30, Campo CCD Porto

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
. Maia vs Boavista
. Sábado, 14h00, Campos de treino do Maia

. ESCOLAS 7A: Distrital, Série 1
. Boavista vs Foz
. Sábado, 10h30, Complexo Desportivo ARDC Gondim - Maia

. ESCOLAS 7B: Distrital, Série 2
. Rio-Ave vs Boavista
. Sábado, 09h30, Campos de treinos do Rio Ave

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Futebol Feminino volta ao Bessa...

O escalão sénior de futebol feminino do Boavista vai voltar a jogar "entre portas"... É já neste Sábado, 23 de Janeiro, pelas 15h00, que as axadrezadas alinham no majestoso Estádio do Bessa Séc. XXI para defrontar o Ponte Frielas, que ocupa o último lugar da classificação geral do campeonato nacional da 1ª divisão.
Em caso de vitória podemos aproximarmos-nos ainda mais dos 5 primeiros lugares da tabela, que permitirão ao nosso Boavista evitar numa segunda fase jogar pela manutenção... Força Panteras!

Classificação actualizada:

1. 1º Dezembro: 39
2. Escola: 34
3. Oliveirense: 23
4. Leixões: 21
5. Clube de Albergaria: 19
6. Murtoense: 16
7. Cadima: 15
8. Boavista: 14
9. Casa Povo Martim: 3
10. Ponte Frielas: 3

VOLEIBOL: Agenda para o fim-de-semana

Numa semana em que o saudoso Director do Departamento de Voleibol do Boavista completaria 56 anos, o nosso Boavista tem pela frente difíceis embates nos diferentes escalões do voleibol.
A melhor homenagem que se pode fazer a José Palmeira, é aquela que todo o voleibol axadrezado semana a semana tem feito, que é dignificar e honrar a nossa camisola. Bem hajam...
Agenda:

. Seniores: Juv.Pacense vs Boavista FC
. 24-01-2010, 15h00, Municipal nº1 -Paços de Ferreira

. Juvenis: Boavista FC vs Esmoriz GC
. 23-01-2010, 15h00, P.V.Caminha

. Iniciadas: Boavista FC vs SC Espinho
. 23-01-2010, 17h00, P.V.Caminha

. Infantis: Vilacondense vs Boavista FC
. 24-01-2010, 11h00, Parque de Jogos

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esperemos que no meio de tudo isto o Boavista não volte a sair prejudicado...

Notícia extraída do Jornal de Notícias:

João Loureiro julgado por fraude e abuso de confiança fiscal no Boavista

João Loureiro, ex-presidente da SAD do Boavista, começou hoje, terça-feira, a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por fraude e abuso de confiança fiscal, com a defesa a realçar a "boa fé" demonstrada pelo antigo dirigente.

Loureiro e mais dois antigos administradores boavisteiros, Carlos Pissarra e Vítor Borges, estão acusados de terem lesado o fisco em 3,4 milhões de euros, por não terem entregue dinheiros relativos a IRC, IRS e imposto de selo entre 2001 e 2004.

Loureiro confiou a sua defesa ao advogado Lourenço Pinto e foi este que, já no final, defendeu perante a comunicação social "a boa fé que as pessoas tiveram em solicitar um PEC (Plano Extrajudicial de Conciliação)" para liquidar as verbas retidas.

O montante mais elevado refere-se a cerca de 2,5 milhões de euros de IRS retido aos salários dos futebolistas e funcionários pagos entre Fevereiro de 2003 e Fevereiro de 2004 e não entregues ao Estado no prazo legal.

Lourenço Pinto referiu ainda que "a administração pública deu o seu aval, aceitando que nele fossem incluídas todas as dívidas que porventura o clube tivesse ao tempo e que fossem liquidadas num sistema prestacional, que sempre foi cumprido escrupulosamente".

Foi isto também que João Loureiro disse ao colectivo presidido pela juíza Maria José Matos, que o interrogou sobre o que consta da acusação deduzida contra si em Janeiro de 2008 pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto.

Dos três arguidos neste processo, aliás, só Loureiro foi ouvido hoje.

O ex-dirigente desportivo destacou que não era "nem profissional nem remunerado", ao contrário de Pissarra e de Borges, mas, questionado pela juíza, afirmou saber quais são as "obrigações tributárias de uma sociedade".

Loureiro aproveitou para frisar de que o Boavista foi vítima de "uma discriminação" no processo de financiamento do novo estádio para o Euro 2004, porque recebeu apenas "um milhão de euros" para erguer o seu novo recinto, ao passo que outros clubes contaram com ajudas significativas dos respectivos municípios e do próprio Estado para igual fim.

"Os incumprimentos" coincidiram com esta situação, salientou, e "a SAD teve que dar como garantia uma parte dos seus contratos televisivos", que, segundo adiantou, totalizavam 3,75 milhões de euros por ano.

A juíza ouviu também João Loureiro explicar o motivo por que a SAD reteve verbas de IRC, nomeadamente relativas a contratações de futebolistas estrangeiros: "Não estava informado quanto a esta questão".

"Uma acção inspectiva" das Finanças levantou "dúvidas de interpretação da lei" nos "serviços" boavisteiros quanto a esse imposto, mas "ainda hoje" João Loureiro afirma não ter certezas quanto a esta matéria.

A verdade, porém, é que Loureiro deu "ordens" para corrigir a situação e o Boavista decidiu recorrer a um PEC por causa das suas dívidas ao Estado, obrigando-se a pagar cerca de 100 mil euros por mês.

O antigo presidente boavisteiro garantiu que os valores alegadamente ainda em dívida, segundo diz a acusação, "já tinham sido liquidados", uma tese que o seu advogado, aliás, já tinha sustentado numa intervenção inicial.

Loureiro reconheceu, por outro lado, que o Boavista reteve IRS quando verificou que, "mensalmente, o que ia entrando apenas dava para pagar aos funcionários", jogadores incluídos, e a alguns "fornecedores mais prementes, sem os quais a SAD não podia desenvolver a sua actividade".

O julgamento prossegue no dia 26, pelas 9h45.


Video Localvisão - TV

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Análise da 15ª jornada

Chegou ao fim a 1ª volta da 2ª Divisão Zona Norte, e tal como acontece na Zona Sul onde domina a União da Madeira, na nossa Série o Moreirense é o líder destacado tendo terminado a 1ª metade do campeonato com 8 pontos de distância relativamente ao seu seguidor mais próximo o Gondomar... De destacar ainda o grande equilíbrio da competição no que diz respeito à luta pela manutenção, podendo até dizer-se que do 6º lugar para baixo estão todos na luta, pois as equipas seguem todas muito juntas em termos pontuais.

O Merelinense ao vencer o nosso Boavista deu sequência ao bom resultado da semana transacta, e permite à equipa de Merelim ocupar um honroso 8º lugar na classificação. Para nós Boavista com esta derrota voltamos a cair em zona de despromoção, no entanto, as indicações que a equipa deu em Merelim foram boas e apontam para um crescendo de forma e atitude. A competição vai a meio, e temos agora um formato de competição mais reduzido atendendo à desistência do Valdevez, no entanto, estão ainda 42 pontos em disputa pelo que só nos resta "arregaçar as mangas" e ir à luta... Os adeptos axadrezados merecem...

O Ribeirão "soma e segue" mas nos empates! A equipa famalicense obteve nesta jornada o 4º empate consecutivo totalizando 8 ao fim desta 1ª volta, sendo por certo algo que esta equipa deva melhorar para a 2ª volta. O Vieira conseguiu um "suado" empate no difícil terreno do Ribeirão, o que talvez motive a equipa minhota a voltar às vitórias já na próxima jornada frente ao Espinho.

No jogo da jornada o Vizela superiorizou-se ao Gondomar e brindou os adeptos vizelenses com 3 golos perante um adversário directo. Com esta vitória ganhou também o Moreirense pois não viu ser encurtada a distância relativamente ao seu mais próximo seguidor, o Gondomar.

O Tirsense terminou esta primeira volta com mais uma vitória e cola-se ao grupo de equipas que segue o Moreirense (Gondomar, Vizela e Tirsense)... Após a 5ª derrota consecutiva era inevitável ao Vianense cair em zona de despromoção. Tudo pode ainda acontecer, mas caso a equipa de Viana do Castelo não inverta esta "série negra" de resultados pode mesmo assumir já na próxima jornada a "lanterna vermelha"... Algo que também não ajuda, é o facto do próximo jogo do Vianense ser em Vizela...

O Padroense vacilou nesta jornada e permitiu ser goleado no seu reduto... Nas últimas 4 jornadas a equipa de Padrão da Légua perdeu por 3 vezes, e sempre que perdeu não conseguiu marcar golos, o que indica um decréscimo de forma dos comandados de Augusto Mata. No entanto os 2 próximos encontros são em casa o que pode ajudar ao regresso dos bons resultados. A AD Lousada com esta saborosa vitória começará a 2ª volta nos lugares acima da zona de despromoção, o que é uma saboroso prémio em virtude da excelente reacção que esta equipa tem vindo a ter.

O Lourosa ao vencer o Aliados de Lordelo ultrapassou esta equipa na classificação, o que pode ser provisório pois a equipa do Lourosa folga já na próxima jornada. Quanto ao Aliados de Lordelo que ainda está em prova na Taça de Portugal, tem também que olhar com mais cuidado para esta competição pois está muito próximo dos lugares da despromoção.

O Paredes continua em grande e com esta 4ª vitória consecutiva ocupa um 6º lugar impensável à poucas jornadas atrás. O Sp. Espinho "deixou-se" apanhar na classificação pelo Paredes e passa a pertencer ao pelotão que luta pela manutenção.

VOLEIBOL: Boavista: 3 Arcozelo: 2




O Boavista venceu nesta jornada uma difícil formação (o Arcozelo) e mantem-
se assim colado ao leque de equipas que ocupam o meio da tabela. Na próxima jornada as nossas Panteras deslocam-se a Paços de Ferreira para defrontar a juventude Pacense, que está 1 ponto acima da nossa equipa na tabela classificativa:





Resultados:

. AC Juventude: 0 Académica de Coimbra: 3
. 14-25 / 23-25 / 17-25

. Belenenses: 3 Lusófona: 0
. 25-16 / 25-18 / 25-12

. Juventude Pacense: 3 CD Póvoa: 0
. 25-23 / 25-19 / 25-15

. Santo Tirso: 3 Vit. Guimarães: 0
. 25-20 / 28-26 / 25-15

. Boavista: 3 Arcozelo: 2
. 25-21 / 15-25 / 25-20 / 11-25 / 15-5

FUTSAL: Boavista: 1 Rio-Ave: 3

Esta derrota do Boavista apesar de ser com uma equipa com aspirações como é o Rio-Ave, leva a que a nossa equipa tenha que olhar com certo cuidado para a tabela classificativa pois aproximamos-nos perigosamente de lugares muito "desconfortáveis"...
Resultados da 12ª jornada:

Lamas Futsal (adiado) Viseu Futsal h2h
Juvenorte 6-6 Farlab
Nogueiró 1-3 Modicus
AA Leça 3-4 Gafanha
Boavista 1-3 Rio Ave
CF Nogueirense (adiado) Piratas de Creixomil
Foz (adiado)Sp. Braga

Para a semana o Boavista desloca-se ao Sp. Braga. Força Campeões...

VOLEIBOL: Resultados

Seniores: Boavista FC: 3 SC Arcozelo: 2
Juvenis: Leixões SC: 3 Boavista FC: 0
Iniciadas: Ancorensis: 3 Boavista FC: 2
Infantis: Boavista FC vs SC Espinho
(adiado devido ao mau tempo)
Minis B: 8º lugar

domingo, 17 de janeiro de 2010

Resultados da Formação Axadrezada

Nos Nacionais esta jornada não correu de feição, isto porque os Juniores continuam a adiar a recuperação na tabela classificativa e a situação começa a complicar-se. Nos Juvenis fruto de um empate, perdemos um lugar na classificação e ocupamos agora o 3º posto. No entanto os Iniciados venceram o Salgueiros e trocaram de posição com esta equipa, subindo assim ao 5º lugar.
Os Infantis continuam bem e venceram novamente, assim como os Infantis 7B que golearam nesta semana. O empate das Escolas 7A não é o resultado ideal, mas foi no terreno de um adversário difícil o que valoriza...

. JUNIORES: Nacional, 1ª Divisão, Zona Norte
. Boavista: 0 Académica Coimbra: 3
. 12º lugar em 16 equipas

. JUVENIS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Salgueiros: 2 Boavista: 2
. 3º lugar em 12 equipas

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Boavista: 2 Salgueiros: 1
. 5º lugar em 12 equipas

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
. Coimbrões: 2 Boavista: 3
. 4º lugar em 16 equipas

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
. Boavista: 5 Academia da Bola: 1
. 5º lugar em 13 equipas

. ESCOLAS 7A: Distrital, Série 1
. Arcozelo: 1 Boavista: 1
. 4º lugar em 16 equipas