4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

sábado, 31 de outubro de 2009

FUTSAL: Boavista: 4 AA Leça: 2

O Boavista recebeu esta tarde a Associação Académica de Leça, no Pavilhão do Grupo Desportivo do Viso...
A claque axadrezada, sempre presente em todos os momentos, ultimava os pormenores antes do início da partida...
O Boavista logo nos primeiros minutos do encontro faz dois golos, o que nos deu alguma margem de manobra durante a partida. A Académica de Leça ainda reagiu e conseguiu reduzir para 2-1, resultado com que se foi para o intervalo.
No reatar, a Académica de Leça chegou a ameaçar empatar, mas um golo soberbo de Pedro Ferreira, desmarcando-se pela esquerda deitou por terra as aspirações da equipa de Leça da Palmeira e fez assim o 3-1.
A AA Leça teria ainda uma palavra a dizer e voltou a reduzir a vantagem do Boavista no marcador para 3-2. "Sol de pouca dura" pois poucos minutos depois o nosso Boavista voltaria a marcar e definir o resultado final em 4-2...
O jogo terminou ao som dos Panteras Negras, que entoavam sem se cansar "Até morrer Boavista allez"...

Já existe verde no Bessa...

A cor verde já predomina no terreno do Estádio do Bessa séc. XXI. Quem se deslocou hoje à tarde ao nosso Estádio, podia observar os funcionários da GlobalStadium, a unirem alguns tapetes de relva com uma máquina específica. Após unirem os tapetes, estes eram esticados para ficarem planos. Até ao acabamento final ainda falta, mas já dá para ficar com uma noção do piso que os nosso atletas vão calcar.




Bandeira a meia haste...







O Boavista está de luto pelo recente falecimento de duas importantes figuras da história do nosso clube.


  • Coronel Sampaio Cerveira que esteve ligado à Direcção do Boavista FC durante vários anos;

    .

  • Cristina Pereira, atleta que se destacou ao serviço das equipas de Voleibol do Boavista. A antiga voleibolista axadrezada era considerada uma das figuras da modalidade a nível nacional, e era uma referência do Voleibol do clube do Bessa.

A família boavisteira ficou assim mais pobre. Aos familiares e amigos, os sentido pêsames.

"O onze de 86/87": TONANHA


Nome de baptismo, João Luís Vergel, nome de "guerra", Tonanha. Este brasileiro chegou ao Boavista vindo do Salgueiros onde era goleador, e também no nosso clube facturou bastantes e importantes golos. Um desses golos foi frente à Fiorentina na 1ª eliminatória da Taça UEFA, na época de 86/87... O Boavista tinha perdido a uma bola em Florença e no segundo jogo no Bessa, ganhou por 1-0 (golo de Nelson logo aos 8 minutos de jogo). O jogo foi a penaltys e Tonanha fez o 3-1 que deu a vitória ao Boavista, pois a seguir Onorati da Fiorentina falhava o penalty. Nesse mesmo ano na 2ª eliminatória da Taça UEFA, desta vez frente ao Glasgow Rangers, Tonanha marcou aos 33 minutos em Glasgow o único golo do Boavista nesse jogo que perdeu por 2-1, ficando o Boavista pelo caminho após uma derrota por 0-1 no Bessa na segunda mão, mas em que "massacrou" a equipa escocesa.

Eis o seu trajecto:

. 1979: Mogi Mirim;

. 1980: Mogi Mirim;

. 1981: Mogi Mirim;

. 1981/82: União de Leiria;

. 1982/83: União de Leiria;

. 1983/84: Alcobaça;

. 1984/85: Salgueiros;

. 1985/86: Boavista;

. 1986/87: Boavista;

. 1987/88: Salgueiros;

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Formação: Jogos deste fim-de-semana.

. JUVENIS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Leixões vs Boavista
. Domingo, 11h00, Estádio do Perafita

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
. Boavista vs Lavra
. Domingo, 11h00, Complexo Desportivo de Lavra

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
. Porto vs Boavista
. Sábado, 17h30, Campo Sintético do Padroense FC

. INFANTIS 7A: Distrital, Série 1
. Boavista vs Salgueiros
. Sábado, 13h00, Estádio da ADR Pasteleira

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
. Boavista vs Maia
. Sábado, 14h45, Estádio da ADR Pasteleira

. ESCOLAS 7A: Distrital, Série 1
. Penafiel vs Boavista
. Sábado, 09h30, Campo do FC Penafiel

. ESCOLAS 7B: Distrital, Série 2
. Boavista vs Trofense
. Sábado, 09h30, Campo SC Senhora Hora

Antevisão da 6ª Jornada

  • Vianense vs Boavista
Apesar da má posição na tabela classificativa, o Vianense ainda não perdeu em casa neste campeonato, e o facto de jogar frente ao Boavista, poderá também ser um factor motivação extra para os jogadores vianenses, que estão a necessitar de pontos. Por estes e outros motivos, o nosso Boavista por certo não terá um jogo fácil em Viana do Castelo, no entanto, uma vitória axadrezada seria importante para nos mantermos na "carruagem da frente", e manter os índices de motivação altos, tanto dos jogadores como dos adeptos. Um ataque eficaz do "Mágico Xadrez" poderá fazer mossa na pior defesa da prova já com doze golos sofridos.
  • Padroense vs Sp. Espinho
O Padroense recebe um candidato à subida, no entanto, esta equipa de Padrão da Légua já provou ter qualidade para enfrentar qualquer adversário desta divisão, e não seria de admirar o Padroense obter os três pontos neste jogo. Obviamente que para o Sp. Espinho este é um jogo para lutar pela vitória , isto para manter as suas aspirações nesta prova intactas.
  • Merelinense vs Lourosa
Enfrentam-se duas equipas separadas por um ponto na tabela classificativa. O Merelinense está a fazer um campeonato acima das expectativas, e não é por acaso que é umas das melhores defesas do campeonato, com apenas dois golos sofridos. O Lourosa vai ter pela frente um jogo muito complicado, e sou da opinião que pontuar em Merelim seria um bom resultado para o Lourosa, pois acredito que será um jogo muito equilibrado.
  • Tirsense vs Moreirense
"Prova de fogo" para ambas as equipas... Para o Tirsense este será um jogo que irá definir os objectivos da equipa, ou seja, em caso de vitória, acho que poderemos inserir o Tirsense no leque de candidatos à subida, doutra forma começa a ficar difícil. Para o Moreirense este é o primeiro teste à sua liderança, e não será um teste nada fácil, pois o jogo em Santo Tirso tem um alto grau de dificuldade. A avaliar pela estatística, vão jogar duas equipas de ataque, pois ambas têm nove golos marcados, o que equivale a serem duas das mais concretizadoras equipas da prova.
  • Vizela vs Paredes
O Vizela depois de três empates consecutivos nos primeiros jogos, quererá por certo obter a mesma marca, mas em vitórias. A equipa do Vizela em caso de vitória mantém-se no topo da classificação, e consegue também a sua terceira vitória consecutiva. Para o Paredes, este jogo não vem na altura ideal para iniciar a sua "recuperação", mas no futebol jogam "onze contra onze" e tudo pode acontecer.
  • Ribeirão vs Valdevez
Invertem-se os papéis, pois desta vez é o Ribeirão que fica à espera de uma "escorregadela" do Moreirense em Santo Tirso, por forma a voltar ao à liderança. No entanto, primeiro precisa de vencer o Valdevez, que já provou poder surpreender tal como o fez em Santo Tirso, onde venceu a equipa local. Apesar de tudo o Ribeirão é o favorito neste jogo.
  • Vieira vs Aliados de Lordelo
Uma vitória do Vieira poderá significar uma substancial subida na classificação, podendo mesmo ficar acima da "linha de água". Ao jogar perante o seu público por certo dificultará a vida ao Aliados de Lordelo, que está a efectuar um bom campeonato e que em caso de vitória mantém-se nos primeiros lugares.
  • Gondomar vs AD Lousada
O Gondomar tem nesta jornada uma oportunidade de voltar a "inserir-se" nas equipas na frente. Para isso terá que ganhar este jogo, dependendo no entanto dos resultados das equipas que seguem acima na tabela. A AD Lousada tem uma deslocação muito complicada, mas esta equipa precisa de pontos, e uma surpresa em Gondomar relançaria-a no campeonato.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"O onze de 86/87": ALFREDO

Foi o ídolo de uma geração de boavisteiros, e foi de entre todos os atletas que passaram pelo nosso clube, um dos que mais sentiu a nossa camisola. Poderia até dizer, o que mais a sentiu... Esteve 14 anos no Boavista como atleta! Durante a sua carreira chegou a ter propostas de outros clubes grandes, e nunca quis sair do Boavista. As três internacionalizações obtidas na Selecção Nacional, sabem a pouco para quem tinha capacidades para ter ido bem mais longe. Foi Campeão Nacional pelo Boavista, mas já como técnico de guarda-redes...
Considero uma grande figura da história do nosso clube.
Eis o seu trajecto como atleta:
. 1981/82: Rio Ave;
. 1982/83: Rio Ave;
. 1983/84: Rio Ave;
. 1984/85: Boavista;
. 1985/86: Boavista;
. 1986/87: Boavista;
. 1987/88: Boavista;
. 1988/89: Boavista;
. 1989/90: Boavista;
. 1990/91: Boavista;
. 1991/92: Boavista;
. 1992/93: Boavista;
. 1993/94: Boavista;
. 1994/95: Boavista;
. 1995/96: Boavista;
. 1996/97: Boavista;
. 1997/98: Boavista;

Neve no Bessa?

Nada disso, trata-se de uma aplicação destinada ao escoamento da água, ou seja, para que posteriormente o relvado não crie poças.
Entretanto os "tapetes" de relva começaram a ser estrategicamente posicionados para a sua posterior aplicação, que penso estar para breve. Após a colocação da relva, esta levará um enchimento, que em vez de borracha como é comum, será com um material de última geração baseado em fibra de coco por forma a imitar a terra.
Eis as imagens:





Competição (saudável) entre alguns blogs da 2ª Divisão Nacional...


O "The Boavista Footballers" acedeu participar numa pequena "competição" que visa eleger o "melhor blog da 2ª divisão", como pretexto de uma saudável ligação entre todos os blogs participantes.


Trata-se de uma iniciativa do blog do Lousada "http://www.obloguedolousada.blogspot.com/" e que conta com a participação dos seguintes blogs:


. AD LOUSADA

. BOAVISTA FC

. GONDOMAR SC

. GD RIBEIRÃO

. ACADÉMICO DE VISEU

. MOREIRENSE FC

. FUTEBOL CLUBE TIRSENSE

. VIEIRA SC


Aqui fica uma breve apresentação retirada do blog organizador (Blog do Lousada), sobre os participantes desta competição:

GONDOMAR SC
- O Site "GondomarFutDream.com" foi criado em 15/08/2008 e tem até 3/10/2009 - 48191 visitas. É dedicado á equipa de Iniciados B do Gondomar SC que disputa a 2ª divisão da associação de futebol do Porto, mas também é possivél encontrar informação referente ás restantes equipas do Gondomar SC. Está ainda disponivél um jogo de membros do site através de registo que consiste em adivinhar os resultados dos jogos do campeonato dos Iniciados da 2ª divisão série 6 da AFP. O administrador do blog é Luis Pereira.


GD RIBEIRÃO

- Este blogue de apoio ao Ribeirão foi criado em Março de 2007, já ultrapassou a fasquia das 75 mil visitas e já publicou mais de 315 artigos. Caracteriza-se por apresentar, de forma actualizada, noticias, resultados e classificações de todas as equipas do GD Ribeirão, desde os séniores aos escolinhas. O administrador deste blog é Ruben Gomes.


ADÉMICO DE VISEU

- Este blog dispõe de informação sobre as Camadas Jovens do Académico de Viseu, clube que disputa o campeonato nacional da II divisão zona centro. Nasceu a 31 Agosto de 2003 e visa dar voz aos jovens jogadores que muita das vezes não têm a notariedade que tanto merecem. O blog foi crescendo e actualmente recebe mais de 100 visitas diárias. Para além disso periodicamente faz-se entrevistas com os diversos jogadores e que desta forma permitem ao leitor conhecer melhor os potenciais craques. O administrador deste blog é Jorge Sá.


MOREIRENSE FC

- Criado em Junho deste ano e conta com mais de 1200 visitas. Possuí um forúm, onde através de registo, o utilizador pode dar a sua opinião sobre os diversos temas que estão em debate. O administrador deste blog é Sandro Oliveira.


FUTEBOL CLUBE TIRSENSE

- Este blog caracteriza-se por ser um blog não oficial, de informação, debate e divulgação do F.C. Tirsense. Foi criado a 19 de Agosto deste ano e tem mais de 20000 visitas. O administrador é João Maia.


THE BOAVISTA FOOTBALLERS

- Criado em Maio de 2009, este blog disponibiliza toda a informação existente sobre o Boavista em todos os escalões e modalidades. Possuí forúm para todos os seus visitantes e conta com mais de 11 mil visitas. O administrador do blog é Pedro Calisto.


O BLOGUE DO LOUSADA

- Com apenas 15 meses de existência, o Blogue do Lousada orgulha-se de ser a principal referência do clube na Internet. O número de visitas é um dos muitos testemunhos da grande afluência de visitas que este espaço tem recebido, contabilizando mais de 41000 visitas. Até ao momento, foram publicados 332 artigos, que obtiveram 866 comentários como resposta.


VIEIRA SPORT CLUBE

- Blog dedicado a todo o Universo desportivo do Vieira Sport Clube, e trata de informar todos os acontecimentos, resultados desta equipa do Minho. Tem também vários links relacionados com sites ou blogs da região.


NOTA:

. Caso pretenda votar no blog do "The Boavista Footballers", basta visitar um dos blogs participantes e escolher a opção "The Boavista Footballers";

. A duração da votação será de 3 meses;

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Uma geração fantástica...


Este é um onze que encantou muitos boavisteiros, e que traduz uma mística centenária que sempre existiu no nosso clube. Por forma a homenagear estas "velhas glórias" da época 86/87, o "The Boavista Footballers" vai nos próximos dias apresentar um pequeno histórico sobre cada um destes onze atletas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Actualização do estado das obras...

Eis mais um leque de imagens sobre o andamento das obras no nosso Estádio. De salientar que os "tapetes" de relva já estão nas instalações do Bessa, para quando chegar a fase da sua colocação.



Boavista no FutebolShow 2009


O Boavista FC estará presente no FutebolShow 2009, naquela que será a primeira edição do evento no Porto. O encontro desportivo decorre no Pavilhão Rosa Mota, entre 28 de Outubro e 1 de Novembro.



O FutebolShow contará com actividades variadas, como jogos de futebol de praia ou workshops de temas relacionados com o desporto rei. O Boavista FC estará presente com vários produtos alusivos ao clube do Bessa, e também com algumas surpresas.



Os bilhetes podem ser adquiridos no Pavilhão Rosa Mota, e os associados do Boavista pagam apenas 2,5€. O público em geral conta com bilhetes à venda por 5€, e crianças com menos de 12 anos entram de forma gratuita.

Mais Boavista... (outros resultados)

. Futsal / Séniores: Nogueiró: 2 Boavista: 1

Classificação:
1. Modicus: 9
2. Farlab: 7
3. Boavista: 6
4. Viseu Futsal: 6
5. Foz: 6
6. Nogueiró: 5
7. Rio-Ave: 4
8. AA Leça: 4
9. Juvenorte: 3
10. Piratas de Creixomil: 3
11. Lamas Futsal: 3
12. Sp. Braga: 1
13. CF Nogueirense: 0
14. Gafanha: 0

. Futebol / Iniciados: Sanjoanense: 3 Boavista: 1
(7º lugar em 12 equipas)

. Futebol / Infantis: Boavista: 4 Grijó: 0
(2º lugar em 16 equipas)

. Futebol 7 / Infantis B: Academia da Bola: 0 Boavista: 4
(4º lugar em 13 equipas)

. Futebol 7 / Escolas A: Boavista: 1 Leixões: 2
(10º lugar em 16 equipas)

. Futebol 7 / Escolas B: Alfenense: 10 Boavista: 1
(12º lugar em 16 equipas)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Análise da 5ª jornada.

Jornada sem grandes surpresas, onde há a destacar a mudança de líder. A tabela classificativa começa a ter contornos mais definidos, e já dá para perceber os objectivos de cada equipa. Trata-se de um campeonato com apenas trinta jogos ,e cinco já lá foram, pelo que é necessário "arrepiar caminho".
.
O nosso Boavista obteve uma importante vitória chegando-se desta forma ao "pelotão da frente", ascendendo ao 5º lugar da classificação. A vitória sobre o Gondomar obtida com grande "querer", demonstra uma equipa ambiciosa. O Gondomar foi um digno adversário e dificultou bastante a tarefa do Boavista. Acredito que esta equipa da "capital do ouro", tem condições para lutar pelos lugares cimeiros e quem sabe pela subida.
.
O Lourosa voltou às vitórias e garantiu três importantes pontos. De frisar que esta equipa do Lourosa, apenas perdeu jogos com equipas candidatas ao titulo nesta prova, porque quando joga com equipas do "seu campeonato" tem levado a melhor. O Padroense averbou a segunda derrota consecutiva, no entanto em termos de tabela classificativa, mantém-se acima da "linha de água". Os próximos dois jogos consecutivos em casa, podem ser importantes para a equipa Matosinhense.
.
O Moreirense é o novo líder da prova, com esta vitória no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, ultrapassou na tabela o Ribeirão que empatou nesta jornada. Apesar da derrota no primeiro jogo, os "cónegos" têm vindo a fazer um excelente campeonato, sendo até ao momento um dos melhores ataques (9 golos marcados), e uma das melhores defesas (2 golos sofridos). Pela frente encontrou o Merelinense, que já provou não ser "pêra doce" e a derrota tangencial com o Moreirense demonstra isso. De referir também que esta foi a primeira derrota da equipa de Merelim, pelo que os próximos jogos do Merelinense dirão se este bom início de campeonato é para continuar.
.
O Paredes voltou a perder e desta forma, desce na classificação. A equipa de Paredes tem vindo a defraudar as expectativas criadas, no entanto, é sempre uma equipa que pode "renascer" perante qualquer adversário. O Tirsense obteve uma moralizadora vitória "fora de portas", o que pode ser um bom prenúncio para a próxima jornada, pois recebe o líder do campeonato.
.
A jovem equipa do Valdevez, vacilou nesta jornada e foi goleada perante os seus adeptos. Adivinha-se um campeonato complicado para a equipa dos "Arcos", no entanto, é importante referir, que um jogo não são jogos, e à excepção desta jornada, o Valdevez quando perdeu foi sempre pela margem mínima. O Vizela (a par do Ribeirão) é uma das equipas que ainda não foi derrotada no campeonato, e neste Domingo passou com distinção a "prova de Arcos de Valdevez". Mais um candidato à subida a "preparar terreno"...
.
Previa-se um jogo equilibrado e assim aconteceu. O empate traduz o valor da equipa de Lordelo, que "bateu o pé" ao então líder da competição. Fica assim esquecida a derrota da semana passada perante o Vizela e este empate com outro candidato, prova que em Lordelo mora uma equipa com qualidade. O Ribeirão perdeu a liderança, mas é importante referir que teve pela frente um teste com um alto grau de dificuldade. O Ribeirão ainda não conhece o sabor da derrota, e o futuro dirá se nesta jornada ganhou 1 ponto ou perdeu 2.
.
Tudo na mesma no fundo da tabela e pode dizer-se que o empate entre a AD Lousada e o Vieira, não interessou a nenhuma das equipas. Apesar de tudo a AD Lousada tem dado mostras de recuperação e por certo terá uma "palavra a dizer" ao longo do campeonato. O Vieira apesar de não ter conseguido o resultado ideal, obteve o seu primeiro ponto fora de casa. Apesar de tudo este ponto não trouxe uma subida na classificação.
.
Os "Tigres" de Espinho apesar de terem vacilado quando jogaram com adversários candidatos à subida, obtiveram ontem uma vitória que lhes permite figurar nos lugares cimeiros da tabela, ou seja, ascenderam ao 4º lugar. Pela frente tiveram um Vianense que continua a fazer resultados invulgares, onde é de destacar a grande quantidade de golos que acontecem nos seus jogos. Se por um lado os golos marcados traduzem um ataque eficaz, os sofridos indicam uma defesa permissiva. Tudo isto acontece quando o Vianense joga fora, porque quando joga em casa é uma equipa bem mais forte.

domingo, 25 de outubro de 2009

Boavista: 1 Gondomar: 0

Já fazia falta uma tarde de futebol, após esta paragem de duas semanas do Campeonato Nacional da 2ª Divisão...
O Boavista conseguiu a primeira vitória em "casa" deste campeonato. Escrevo casa entre aspas, pois o Mágico Xadrez jogou no Estádio do Mar, onde habitualmente figura o Leixões...
Para que os nossos jogadores se sentissem em casa, alguns boavisteiros de todos os momentos, anteciparam o seu almoço para receber e dar as boas vindas à nossa equipa.
Logo atrás chegou o autocarro do município de Gondomar, com os seus jogadores como passageiros.
Tarde algo chuvosa com muita humidade à mistura, o que fazia prever um jogo mais físico do que "jogado"... Como diria o nosso amigo Gabriel Alves... "Um Estádio arejado"...
Também os nossos Panteras Negras apostam na formação como nos mostra a foto :)
Em qualquer Estádio do mundo quando entra em campo o Mágico Xadrez, é a festa nas bancadas, e hoje não fugiu à regra.
Inicio da partida com o Boavista a alinhar com: Avelino, Pedrosa, Jorge Silva, Jorge Rodrigues, Sérgio, Edu, Carlos Miguel, Cadinha, Paulo Campos, Nuno Lopes e Fonseca.
Foi uma primeira parte algo mal jogada por ambas as equipas, que entraram em campo "respeitando-se" em demasia, o que levou a que poucas ou nenhumas ocasiões de golo acontecessem.
Na bancada os Panteras Negras, apoiavam incondicionalmente o nosso Boavista sem nunca esmorecer...
No relvado, uma má notícia... Paulo Campos lesionava-se sozinho ao efectuar um sprint, ficando no chão agarrado à sua coxa. Para o seu lugar entrou Daniel, que foi ocupar a posição de Pedrosa (lateral direito), que por sua vez passou para extremo direito, mudando Nuno Lopes para a faixa esquerda do terreno.
Perto do final da primeira parte o Gondomar fica reduzido a dez jogadores devido a expulsão por acumulação de amarelos. O jogo foi para o intervalo com o resultado de 0-0, o que se aceitava.
No segundo tempo, o treinador do Gondomar talvez devido a estar em inferioridade numérica, recuou a sua equipa, e só saía da sua defensiva em lances de contra-ataque. Num desses lances logo no reinício do encontro esteve perto de inaugurar o marcador, mas Avelino "em grande" fez a "mancha" na perfeição e evitou o golo.
De imediato o Boavista reagiu, e obrigou o guarda-redes gondomarense a efectuar duas excelentes defesas.
Uma outra contrariedade acontecia para os Homens de Xadrez, pois mais um jogador sairia lesionado. Desta vez foi Jorge Rodrigues, entrando para o seu lugar João Dias.
Mais tarde, mas desta vez por opção técnica, Madureira trocava Carlos Miguel por Diogo Leite.
Nesta altura do jogo adivinhava-se o golo boavisteiro, mas jogava-se "mais com o coração do que com a cabeça"... Mas, Fonseca, contrariou este estado de espírito, e de cabeça faz o 1-0 deixando em delírio a massa adepta do Boavista.
Até ao final e após o golo do Boavista, o jogo ficou mais aberto, mas sem que nada de relevante sucedesse, apesar do nervoso miudinho nas bancadas.
Vitória importante do nosso Boavista por 1-0, perante um adversário muito consistente.

Todos os resultados da 5ª jornada.

Boavista: 1 Gondomar: 0
Lourosa: 2 Padroense: 0
Moreirense: 1 Merelinense: 0
Paredes: 1 Tirsense: 2
Valdevez: 0 Vizela: 4
Al. Lordelo: 0 Ribeirão: 0
AD Lousada: 0 Vieira: 0
Sp. Espinho: 4 Vianense: 3

sábado, 24 de outubro de 2009

Artigo sobre o Boavista no "SAPO Desporto"


Em 2001, o Boavista FC erguia a Taça de Campeão Nacional da primeira Liga. Agora, oito anos depois, a equipa de Bessa move-se pelos relvados da II Divisão. O Sapo Desporto mostra o actual estado de espírito de jogadores e treinador.
.
Decorria o ano de 2001, o Boavista debatia-se entre as melhores equipas nacionais. Foi nesse ano que se sagrou Campeão Nacional e o plantel axadrezado, comandado por Jaime Pacheco, contava com jogadores como Petit, Ricardo, Frechaut ou Jorge Silva.

Jorge Silva, de 33 anos, ajudou o Boavista a levantar a Taça em 2001 e agora, em 2009, continua a apoiar a formação de Bessa mas nos jogos da II Divisão B. O médio está ciente das dificuldades que o clube atravessa e sabe que os problemas não são alheios aos jogadores, mas procura sempre “ser parte da solução e não do problema”. Jorge Silva confessa mesmo que a actual situação do clube é “uma revolta que invade a todos, incluindo os adeptos”.

“Para isso vamos tentar sempre dignificar ao máximo esta camisola e ganhar todos os jogos. Acreditamos num futuro risonho”, afirmou Jorge Silva confiante.

Mais novo, Carlos Miguel, médio do Boavista, 24 anos, gostaria de ver os axadrezados em “campos maiores”: “Merece jogar na primeira Liga”, acrescentou. Tal como o seu companheiro de equipa, conhece as complicações do clube, mas não será esse o factor que o impeça de jogar todos os dias com ambição e vontade, mesmo actuando na II Divisão. “Ninguém vai morrer se o clube continuar na segunda divisão. Com isto não quero dizer que todo o conjunto desportivo do Boavista ambicione colocar outra vez o clube a jogar em patamares superiores”, disse o jovem médio, deixando um alerta: “O Boavista não pode acabar”.

A dívida financeira do clube quase fez com que não pudesse inscrever jogadores nesta época, impedidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas esse obstáculo foi ultrapassado e o Boavista pôde jogar, pelo menos, na segunda divisão.

No entanto, e no inicio desta época, os problemas financeiros persistiam e Jorge Madureira, técnico dos axadrezados, lembra que “formou uma equipa em cima do joelho”. “Numa semana formávamos uma equipa mas na seguinte havia jogadores que queriam sair, outros não acreditavam neste projecto. Por isso estes que ficaram são aqueles que acreditaram e, na minha opinião, são os melhores jogadores da II Divisão B”.

Também consciente dos problemas financeiros do Boavista, o técnico, preocupado, acredita que a solução passa por investimento financeiro. “O Boavista é um clube doente, precisa de medicação, tratamento e ajuda. Não o podem enterrar antes de morrer”

Jorge Madureira não quis deixar de realçar o esforço de duas pessoas, muito presentes na ressurreição da instituição: o presidente e presidente adjunto do clube boavisteiro, que “estão aqui todos os dias a dar a cara pelo Boavista. Eles estão sempre à procura de pessoas que ajudem a instituição”.

“O Boavista está vivo mas precisa de ajuda”. Foi esta a mensagem deixada pelo técnico Jorge Madureira, numa voz partilhada por todos os membros axadrezados, que outrora levantaram a Taça de Campeão Nacional da primeira Liga e hoje lutam pela sobrevivência na II Divisão e contra os persistentes problemas financeiros.

Curiosamente, o Boavista encontra-se numa situação semelhante ao de um tabuleiro de xadrez. Por um lado as casas brancas demonstram a vontade e ambição de chegar mais longe, pelo outro, as casas negras correspondem às dívidas e falta de investimento no clube. No Estádio Bessa XXI, ou num jogo de xadrez, a "Torre" movimenta-se numa direcção: em linha recta. Linha essa que jogadores e treinador também querem seguir, rumo à subida de divisão, se possível, ainda esta época.
.
############
.
Em entrevista ao Sapo Desporto, o presidente do Boavista FC confessou que se não fosse a falência do banco Lehman Brothers o clube poderia ter feito parceria com um grupo árabe e amenizado a dura fase que se atravessa no Bessa. Álvaro Braga Júnior tece ainda duras críticas a Hermínio Loureiro e Vítor Pereira.

Neste momento que tipo de clube é o Boavista?
É um clube que procura recuperar e rejuvenescer, mas onde, também é verdade, ainda encontramos algumas más surpresas. O Boavista está melhor que há uns tempos e o importante é chegar a esta casa todos os dias com um sentimento de que vale a pena. Enquanto estiver esta disponibilidade tudo farei para recuperar a instituição do Boavista.

Todos os membros trabalhadores do Boavista estão felizes?
Sim. Durante algum tempo, é público, sentiram algumas dificuldades, nomeadamente quanto ao atraso de salários. Alguns saíram porque tinham outros projectos, é uma postura legítima, mas os que ficaram acreditaram neste projecto. Eles são um bom exemplo dessa luta contínua, só faz falta quem está.

Como presidente, o que tem feito para receber tanto apoio dos funcionários boavisteiros?
Eu prefiro falar sempre em equipa. Existe, é certo, uma postura muito frontal e verdadeira. Eles estiveram sempre dentro dos assuntos, nomeadamente os jogadores que sempre tiveram uma relação muito aberta comigo e com toda a SAD do Boavista.

Como se viveu o episódio recente da impossibilidade de inscrição de jogadores devido à dívida do Boavista?
Primeiro foi fundamental que a SAD e a Direcção do clube estivessem unidos como sempre estiveram. Foi essencial passar para o exterior uma imagem de querer, de serenidade e optimismo. Nessa altura toda a instituição do Boavista uniu-se e passamos um mau bocado, quase que dava um filme. No final, conseguimos duas parcerias muito importantes que ditaram a salvação do Boavista.

Qual é a dívida do Boavista neste momento?
Deve rondar os 85 milhões de euros, mas ainda temos o Estádio do Bessa que nos dá um certo conforto e tranquilidade. Este vai ser um ano fundamental para a SAD do Boavista. Esperemos que cheguem a nós parceiros ou investidores credíveis para ultrapassar esta situação.

O que falhou afinal neste clube?
Antes de tomar posse como presidente pedi ao presidente do Conselho Fiscal uma auditoria da SAD e descobri, em relação à gestão da antiga direcção, uma situação ruinosa porque os números falam por si, nem sou eu que tenho de dizer, se há mais do que isto compete ao Ministério Público decidir. Hoje estou mais atento às contas do clube.

Existiu um grupo estrangeiro interessado no Boavista. O que correu mal nas negociações?
Já me apareceu de tudo: Revistas, artistas e uma ou duas pessoas de grande seriedade. Infelizmente ao Boavista, nos últimos tempos nada lhe corre bem, e esse grupo que fala foi um grupo árabe. Infelizmente, devido à falência do banco Lehman Brothers, ao qual estavam ligados, deixaram de ter como prioridade a compra de um clube de futebol. É um grupo que tem um clube no seu país e queria ter um na Europa. Funcionaria como uma plataforma de troca de jogadores. Infelizmente o negócio não se concretizou devido unicamente à falência do banco. Aliás, na primeira conversa que tivemos pessoalmente, coloquei desde logo os lugares de membro do conselho de administração à disposição desse grupo mas eles faziam questão que eu continuasse.

Mas se eles tivessem avançado, o Boavista teria fechado negócio?
Sim, com certeza. A SAD do Boavista é única sociedade portuguesa que está aberta a que a maioria do capital possa ser vendida a alguém que venha estrangeiro. A mim não me interessa se gostam de futebol, quero é que acreditem no futebol.

A arbitragem foi o grande responsável pela descida do Boavista à segunda Divisão?
Também, mas não só. É verdade que a instabilidade do clube não ajudou, mas gostava de falar da arbitragem da Liga no seu todo. Julgo que o Dr. Hermínio Loureiro falhou em algumas coisas. A Liga parecia dividida em pequenos quadradinhos, houve incapacidade para abrir um diálogo com os responsáveis pelo fisco para entender as dificuldades e as complicações dos clubes. A Liga Vitalis tem receitas de segunda Liga e despesas de primeira.

Mas queixou-se da arbitragem…
Na arbitragem houve uma enorme arrogância. Esperava muito mais do Vítor pereira, existiu uma incapacidade total de auto-critica. A arbitragem do ano passado foi um desastre e acho que as pessoas quando dirigem um sector que é um desastre devem tirar ilações disso e sair para dar lugar a outros para fazer melhor. Eu não entendo como é que a Liga não é capaz de ter um diálogo com o Ministro das finanças e com os responsáveis do fisco para debater as questões dos clubes. Dentro da Liga há muitos cobardes. Até porque o Boavista tem modalidades para pessoas com mobilidade reduzida e a direcção da Liga deveria dar mais atenção a quem procura ajudar, e não o faz.

Tem medo que o Boavista fique sempre associado a casos de corrupção?
Primeiro, o Boavista foi acusado de coacção e não de corrupção. Segundo, está para se provar que houve essa coacção. Terceiro, a história ainda não acabou e creio que vai ser feita justiça ao Boavista. Já tivemos uma decisão judicial que derruba completamente a tese da comissão disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol. Alguém quis fazer de justiceiro e na altura o elo mais fraco era o Boavista.

Enquanto presidente do Boavista, como seria o seu dia mais feliz?
Certamente seria ver novamente o Boavista na primeira Divisão, que é o lugar onde pertence. Mas agora, na segunda Divisão, temos de fazer um campeonato tranquilo. Comigo o Boavista nunca seria campeão a qualquer preço, isto é, se ser campeão nacional significaria empurrar o clube para uma situação ainda mais complicada, prefiro não o levar.

Existe alguma mensagem para os adeptos do Boavista?
Sim. Primeiro, informar que irá regressar o departamento de formação ao Bessa. Segundo, tinha prometido, para o futebol feminino regressar a casa, a instalação de um relvado sintético e a Global Stadium disponibilizou-se para fornecer, a custo zero, esse relvado de última geração ao Bessa que tanta falta faz no campo de treinos e ainda a construção e arrelvamento de um campo de futebol de sete.

Sentiu algum afastamento dos grupos da cidade do Porto em relação ao Boavista?
Eu espero que o exemplo da parceria do Boavista com esta empresa italiana sirva de exemplo às instituições e empresas portuguesas que podiam e, digo mais, deviam auxiliar o Boavista, sobretudo aquelas que estão sediadas no Porto e tem andando muito divorciadas do Boavista.

JUNIORES: Boavista: 2 Feirense: 0

Os nossos Juniores deram hoje um bom "salto" na tabela classificativa ao vencerem o Feirense por 2-0.
O jogo foi disputado no terreno do Perafita, perante uma razoável assistência atendendo a que o jogo se disputava em Matosinhos. Nessa assistência estavam 3 grandes figuras do nosso futebol: O nosso Mister Jorge Madureira, o nosso Director do Departamento Futebol Juvenil Pedrosa, e Abílio Novais, ex-atleta do Salgueiros e de muitos outros emblemas, que recentemente experimentou a posição de Presidente do clube gaiense, Sport Clube de Canidelo.
Tenho o prazer de conhecer Abílio e sei que é um jogador que "tem pena" de não ter jogado no nosso clube, pois estamos a falar de alguém que sempre gostou muito do Boavista.
Outra curiosidade é que Madudeira, Pedrosa e Abílio foram colegas de equipa no Salgueiros.
Voltando ao jogo, pode dizer-se que o resultado foi construído na primeira parte, pois o Boavista foi para os balneários a vencer por 2-0.
No segundo tempo, a equipa do Feirense veio muito mais agressiva, quer em termos de ataque, quer na dureza excessiva posta em jogo pelos seus atletas.
O Boavista logo no início deste período, teve duas flagrantes oportunidades de dilatar a vantagem, numa delas Ruizinho após contornar o guarda-redes feirense remata às malhas laterais.
Entretanto o Feirense fazia por aproximar-se da baliza de Pedro Cavadas, mas só o conseguiu através de uma grande penalidade, que veio a desperdiçar.
De referir ainda um outro lance do ataque boavisteiro que "acabaria" com as pretensões do Feirense, em que após cabeceamento, a bola embateu caprichosamente no poste, e foi através da linha de golo ter aos pés do guarda-redes do Feirense.

Vitória justa e importante. Resultado final: Boavista 2 Feirense: 0

A classificação fica assim ordenada:

1. Académica: 25
2. FC Porto: 21
3. V. Guimarães: 16
4. Gondomar: 16
5. Feirense: 15
6. Varzim: 14
7. Sp. Braga: 14
8. Gil Vicente: 11
9. Rio-Ave: 11
10. Boavista: 10
11. Desp. Aves: 9 (-1 jogo)
12. Leixões: 8
13. Candal: 8
14. Merelinense: 8
15. Salgueiros: 6 (-1 jogo)
16. Penafiel: 6

Mais uma fase concluída...

Hoje à tarde já se podia ver mais uma fase deste processo de implantação do relvado sintético terminada.
A base em pedra de ardósia, está já coberta com uma fina camada de areia. Tive a oportunidade de pisar esta base, e realmente é muito diferente do que uma base em alcatrão, que é o que normalmente se coloca em sintéticos comuns. Esta do nosso Estádio, é bem mais "fofa", o que é importantíssimo para o impacto que se vai ter ao pisar quando lá se jogar.
Penso que a próxima fase, será a colocação de uma rede semi-rígida, que já se encontra nas instalações do nosso Estádio, bem como a colocação de um produto que não sei definir, pois sou leigo na matéria... E aos olhos de um leigo na matéria, está a ficar muito bom!
#
Muito boa também, foi a vitória dos nossos veteranos perante o Felgueiras por 6-2, que ocorreu no campo de treinos anexo ao Estádio.

FUTSAL: Nogueiró vs Boavista

Formação: Jogos deste fim-de-semana.

. JUNIORES: Nacional, 1ª Divisão, Zona Norte
Boavista vs Feirense
Sábado, 15h00, Estádio do Perafita

. INICIADOS: Nacional, 1ª Fase, Série B
Sanjoanense vs Boavista
Domingo, 11h00, Estadio da Desportiva

. INFANTIS: Distrital, 1ª Divisão, Série 1
Boavista vs Grijó
Sábado, 13h15, Comp. Leça Balio

. INFANTIS 7B: Distrital, Série 2
Academia da Bola vs Boavista
Sábado, 15h00, Academia da Bola

. ESCOLAS 7A- Distrital, Série 1
Boavista vs Leixões
Sábado, 9h30, Estádio Pasteleira

. ESCOLAS 7B-Distrital, Série 2
Int.Milheirós vs Boavista
Sábado, 10h30, Campo Int. Milheirós

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rui Palhares


Do fundo do baú directamente para o "The Boavista Footballers": Um cromo de Rui Palhares!

Para os mais jovens, Rui Palhares, agora com 54 anos, Alentejano nascido em Évora, foi um dos bons avançados que o nosso Boavista teve. Eis a sua carreira:
  • 1974/75: Sporting
  • 1975/76: Sporting
  • 1976/77: Sporting
  • 1977/78: V. Setúbal
  • 1978/79: V. Setúbal
  • 1979/80: Varzim
  • 1980/81: Boavista
  • 1981/82: Boavista
  • 1982/83: Boavista
  • 1983/84: Boavista
  • 1984/85: Boavista
  • 1985/86: Sp. Braga
  • 1986/87: Estrela da Amadora
  • 1987/88: Estrela da Amadora
  • 1988/89: Estrela da Amadora

Imagens dos trabalhos no Bessa...

Esta manhã de sexta-feira, as equipas presentes no Estádio do Bessa séc. XXI trabalhavam no duro...

No terreno principal a equipa da GlobalStadium continuava a colocação da "pedra de ardósia" que servirá de base ao sintético.
No campo de treinos a equipa do Boavista FC ultimava os pormenores técnico-tácticos com vista ao jogo com o Gondomar.
Em resumo, tudo a trabalhar com vista a um Boavista melhor.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vamos demonstrar que estamos BEM VIVOS!!!



Está a ser organizada uma "recepção" aos nossos jogadores no Estádio do Mar.

O site "boavisteiros" informa num seu "post" recente, que a Sportv está a fazer um trabalho com o Boavista, o ReporTV. Durante a semana acompanhou treinos, fez entrevistas com Treinador, Presidente, etc. No dia do jogo com o Gondomar vão acompanhar a equipa no autocarro até ao Estádio do Mar.
Por tudo isto é também importante que os sócios e simpatizantes do Boavista, participem desta reportagem e digam PRESENTE. E a nossa forma de demonstrarmos a tudo e todos que estamos BEM VIVOS, é receber a nossa equipa no Estádio do Mar no próximo Domingo.

Segundo informação do "Gaia" (Panteras Negras), o estabelecido é estar na Porta 1 do Estádio do Mar às 13h15.

Não faltes, vamos fazer com que a nossa equipa se sinta em casa, e demonstrar aos nossos jogadores que estamos sempre presentes e que podem contar connosco...
Força Campeões.

Estádio do Bessa recebe Mundial de Rugby de 7 em 2010

Eis a notícia extraída do Jornal Desportivo "O Jogo":

O Estádio do Bessa, no Porto, vai ser o palco do IV Mundial Universitário de Râguebi de 7 (Seven), a realizar entre 21 e 14 Julho do próximo ano sob organização da Universidade do Porto (UP), foi hoje anunciado.


Pedro Rocha, membro da comissão organizadora, disse à Lusa que esta é a primeira vez que Portugal acolhe um evento do género, o que se deve, em parte, ao "crescendo de interesse que a modalidade está a despertar".


O Campeonato Mundial Universitário de Râguebi de 7 vai reunir 32 selecções (24 masculinas e oito femininas), "naquele que será um dos maiores eventos de desporto universitário a decorrer no nosso país".


Entre as presenças já asseguradas conta-se a da Austrália.


Os "Wallabies", como são conhecidos os australianos, "vêm ao Porto com naturais pretensões à vitória final", afirmou a fonte.


A China e a Rússia são outros países que também já confirmaram a presença na prova do Porto.


"A selecção russa é uma inequívoca candidata ao pódio, já que conquistou duas medalhas de bronze nos três campeonatos mundiais em que participou", assinalou a comissão organizadora.


Referiu, por outro lado, que a selecção asiática "é uma presença habitual nestas competições, dando continuidade a um projecto sustentado de promoção do rugby universitário iniciado aquando da organização do I Campeonato Mundial Universitário de Râguebi de 7", que decorreu em Pequim, há cinco anos.


Nesta prova, os portugueses vão ser orientados por Tomás Morais, seleccionador dos "Lobos".
A Comissão de Honra IV Mundial Universitário é encabeçada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.


O Râguebi de 7 (Seven) foi escolhido pelo Comité Olímpico Internacional como modalidade olímpica para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.


Mais uma excelente notícia relacionada com a dinamização do nosso Estádio.

Imagem aproximada do Estádio do Bessa séc. XXI após a conclusão das obras.

Informação sobre o nosso Estádio no site da "Italgreen":

notizie
Realizzazione centro sportivo FC Boavista
10/10/2009
Firmato il contratto, i lavori iniziano lunedì 12 Ottobre
Annunciamo con grande orgoglio la prossima realizzazione del campo dello Stadio do Bessa, del campo di allenamento e del campo da calcio a 7.

Mais um evento no Bessa...


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Antevisão da 5ª Jornada

  • Boavista vs Gondomar
É importante que o nosso Boavista se mantenha na senda das vitórias, de forma a subir na tabela classificativa, e também para que a equipa ganhe aquela confiança que surge das vitórias. Apesar de tudo a tarefa de vencer afigura-se complicada, pois além de jogarmos em casa emprestada (Estádio do Mar), certamente vamos encontrar um Gondomar motivado, pois vem de duas vitórias consecutivas, o que leva a que ocupe a 3ª posição da tabela classificativa. Nós, o 12º jogador, seremos muito importantes neste jogo, pelo que é importante a presença de todos em Matosinhos no próximo Domingo.
  • Lourosa vs Padroense
O Lourosa começou bem o campeonato mas tem vindo a perder ritmo, e este jogo frente ao Padroense seria o tónico ideal para "fazer esquecer" as recentes derrotas consecutivas. O Padroense tem feito um campeonato mais regular e por certo vai a Lourosa para pontuar, e caso jogue como jogou na Figueira da Foz, frente à Naval, onde perdeu por 0-1 no prolongamento, mas que se porventura causasse "surpresa" não escandalizaria ninguém, por certo o Lourosa terá um jogo muito difícil pela frente.
  • Moreirense vs Merelinense
O Moreirense nesta jornada, tenta chegar ao 1º lugar. Para isso precisa de conseguir os três pontos e esperar que o Ribeirão "tropece" em Lordelo. A equipa de Moreira de Cónegos perdeu apenas no primeiro jogo, e vem de uma sequência de três vitórias consecutivas. Pela frente terá a "surpresa" da prova Merelinense, que ainda não perdeu no campeonato, e tem nos empates o seu resultado mais comum até ao momento. Por certo um ponto em Moreira de Cónegos, seria um bom resultado para os de Merelim.
  • Paredes vs Tirsense
Jogo em que se encontram duas equipas que iniciaram muito bem o campeonato, mas que com o decorrer da prova têm vindo a defraudar as expectativas. Jogo de "tripla" onde talvez o factor casa dê uma ligeira vantagem ao Paredes.
  • Valdevez vs Vizela
O Valdevez está a fazer um trajecto inverso ao de algumas equipas, ou seja, começou mal mas tem vindo a acumular resultados positivos, talvez fruto de uma melhor adaptação às exigências deste campeonato. Nesta jornada tem uma "prova de fogo" frente ao Vizela que por certo vai a Valdevez lutar pela vitória de forma a fixar-se no topo da tabela.
  • Aliados de Lordelo vs Ribeirão
Um dos melhores jogos desta jornada que põe frente a frente o quarto contra o primeiro classificado. O Aliados tem vindo a fazer um bom campeonato, tanto na 2ª Nacional como na Taça de Portugal, onde venceu recentemente o Machico. Obviamente que para os de Lordelo receber, o até ao momento líder da prova, dá uma motivação extra. O Ribeirão tem neste jogo um teste à sua liderança, e sabe que se vacilar tem vários adversários que o podem alcançar na tabela classificativa.
  • AD Lousada vs Vieira
Medem força os dois últimos classificados até ao momento. Jogar junto do seu público pode revelar-se importante para a AD Lousada, que em caso de vitória deixa a "lanterna vermelha". O Vieira ainda não pontuou fora de portas, pelo que este jogo seria uma excelente oportunidade de o fazer, e assim fugir aos lugares da despromoção.
  • Sp. Espinho vs Vianense
O Sp. Espinho tem vindo a fazer um campeonato algo inconstante, apesar de tudo considero o favorito à vitória neste jogo. Digo isto porque o Vianense, até ao momento, fora de Viana do Castelo, tem demonstrado ser uma equipa com grandes fragilidades, e a recente goleada em Gondomar é prova disso. Apesar de tudo é provável que neste Domingo o Vianense queira apagar essa imagem.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Obras em bom ritmo...

Aqui está mais uma actualização da "empreitada" que está a ser levada a cabo no nosso magnífico Estádio:






Não percebo muito "da poda", mas pelo que me apercebi, nesta fase estão a retirar a areia que suportava o antigo relvado, e a substituir por uma espécie de granulado de cor escura, que servirá de base ao sintético.