4ª Jornada, Boavista vs Amarante, Sábado, 28 de Setembro, 16h00, Estádio do Bessa Séc. XXI

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comunicado do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da BFC SAD.

COMUNICADO DO C.A.

DA BOAVISTA F.C., FUTEBOL SAD

Através de fax, o IAPMEI deu-nos conta de ter iniciado a extinção de um Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC) requerido por esta Sociedade, em 31 de Julho de 2008.

Cerca de um ano e vários episódios depois, o IAPMEI esclarece ter tomado esta decisão porque a Fazenda Nacional (Finanças) decidiu não participar no PEC.

Lamentavelmente, este é um passo definitivo, que nos impede de participar nos campeonatos profissionais, isto é, nas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Perante esta incapacidade de diálogo da Fazenda Nacional, o C. A. da SAD teve uma primeira vontade de entregar as chaves da Sociedade ao Sr. Governador Civil do Porto, para que as fizesse chegar ao Sr. Ministro das Finanças e ao Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Todavia, porque reclamamos para nós um maior sentido das responsabilidades e porque temos a ver com uma instituição com 105 anos de existência, um maior número de trabalhadores e ainda um maior número de atletas (muitos dos quais, jovens), decidimos continuar a lutar pelo futuro da Sociedade, sendo que, sem ela, o Clube ficaria amputado de uma das suas mais relevantes fontes de receita.

O Conselho de Administração da SAD quer ainda dar a conhecer que, em 2008, pagou significativa verba (cerca de 400 mil euros) ao Fisco e à Segurança Social, em detrimento dos salários devidos a funcionários, administradores, treinadores e jogadores.

Face a esta situação, e com todas as consequências pessoais e colectivas, o C.A. decidiu suspender qualquer pagamento a instituições, o que manterá até que, em reunião com os senhores accionistas, primeiro, e com os senhores associados do Clube, depois, não forem encontradas outras eventuais soluções.

Cumpre ainda a este C.A. esclarecer que, mantendo os pés assentes no chão, continua a trabalhar para que a SAD prossiga com vida e, no mínimo, possa participar no C.N. II Divisão (ex-II Divisão B).

Porto, 25 de Junho de 2009

O C.A. DA BOAVISTA F.C., FUTEBOL, S.A.D.
A minha opinião: Todo este cenário leva-me a crer que a melhor saída é mesmo a 2ª Divisão Nacional onde não teríamos que lidar com um "Hermínio Loureiro" mas sim com um "Lourenço Pinto" que apesar de portista, é também sócio do Boavista e tem comparecido nas Assembleias do Boavista, o que demonstra que está do nosso lado.
Ir para a 2ª Divisão Distrital é cair num poço sem fundo... Joguei futebol durante largos anos a nível Distrital e desenganem-se aqueles que pensam que subir aí é fácil. Existe tanta ou mais máfia que nos nacionais, e subir da 2ª Divisão para a 1ª Distrital (como aconteceu com o Salgueiros) é uma coisa, daí em diante é cada vez mais difícil, pois já se começam a encontrar equipas e não "associações de amigos e copos".